A Força Aérea Brasileira aplicou neste domingo (2) as provas objetivas do concurso que pretende preencher 227 vagas no Curso de Formação de Sargentos para ingresso no primeiro semestre do ano de 2020 (IE/EA CFS 1/2020). Os selecionados vão atuar nas especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo.

18/02/2019
19/03/2019
02/06/2019
R$ 3.825,00
227
03/06/2019
Anexos

As provas ocorreram nas cidades de Belém-PA, Recife-PE, Natal-RN, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP, Campo Grande-MS, Canoas-RS, Santa Maria-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF, Manaus-AM, Porto Velho-RO e Boa Vista-RR.

As provas terão caráter eliminatório e classificatório, e abordaram questões de múltipla escolha de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física, avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 5 pontos na etapa.

Gabaritos

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas se dará nesta segunda-feira, 3 de junho, pelo site da Aeronáutica. O prazo para as interposições de recursos vai de 03 a 05 de junho.

A relação nominal de candidatos com os resultados provisórios obtidos das provas com suas respectivas médias sairá no dia 12 de julho.

No caso de empate da média final, haverá desempate pela ordem de maior nota na Prova de Língua Portuguesa; na Prova de Matemática; maior grau obtido na Prova de Física; e maior idade.

O concurso terá ainda:

  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
  • Validação Documental.

Durante a realização do curso de formação, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e terá remuneração fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após o curso os formandos do CFS serão distribuídos e classificados nas Organizações Militares do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração, na graduação de Terceiro Sargento, cujo salário inicial é fixado em R$ 3.825,00, conforma a tabela de soldos dos militares.

O curso de formação de sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O prazo de validade do EA CFS 1/2020 expirar-se-á cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da Concentração Final. Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas deste Exame somente terão validade para a matrícula no CFS 1/2020.

Anexos