No último final de semana, mais de 44 mil candidatos realizaram a primeira etapa do concurso público da Polícia Penal do Distrito Federal. O certame busca o preenchimento de 1.179 vagas, sendo 400 vagas imediatas e 779 para formação de cadastro de reserva para o cargo de Policial Penal (Agente de Execução Penal). O salário inicial do cargo será de R$ 5.445,00, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no domingo, 03 de julho, foram divididas em questões de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 150 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a:

  • 20 pontos na soma dos cadernos de conhecimentos básicos;
  • 40 pontos no caderno de Conhecimentos Específicos; e,
  • 50% na soma de todos os cadernos.

Gabarito Polícia Penal-DF

O gabarito oficial preliminar e o caderno de questões da Prova Objetiva foram divulgados no mesmo dia da aplicação 03 de julho, no endereço eletrônico da banca - www.institutoaocp.org.br.

Confira o gabarito completo aqui!

O período para recursos contra o gabarito e questões da prova vai de 05 a 11/07/2022.

Para os candidatos aprovados nas provas objetivas, haverá Teste de aptidão física, de caráter eliminatório. Este, será constituído por Teste Dinâmico de Barra Fixa - Masculino/Teste Estático de Barra Fixa - Feminino, Impulsão horizontal, Flexão de Braço com o Apoio, Flexão Abdominal e Prova de Corrida de 12 minutos. O local, a data e o horário do teste de Aptidão Física serão oportunamente divulgados em edital de convocação para a realização, podendo conter normas e informações complementares pertinentes.

A prova de Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será realizada para todos os candidatos convocados para o teste de aptidão física. Esta, será realizada por Banca Examinadora constituída por membros regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia. O candidato será considerado apto ou inapto para o desempenho eficiente das atividades do cargo.

Haverá também Sindicância da vida pregressa, de caráter eliminatório, que irá avaliara a idoneidade e conduta ilibada por meio de investigação sobre a vida pregressa e atual do candidato, no âmbito social, funcional, civil e criminal. A verificação dos candidatos terá início por ocasião da inscrição do candidato no concurso público e termina - rá concomitante a conclusão do Curso de Formação Profissional.

Para os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso público, haverá Curso de formação profissional, de caráter eliminatório. Este, terá duração de 180 horas/aula. As aulas deverão ocorrer de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo, excepcionalmente, se estender aos sábados, domingos, feriados e no período noturno. O Curso de Formação Profissional será realizado pela Escola Penitenciária da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal e Instituto AOCP.

Estará habilitado para a matrícula no Curso de Formação Profissional o candidato que satisfizer as condições seguintes:

  • ter sido considerado apto no Teste de Aptidão Física;
  • ter sido considerado apto na Prova de Aptidão Psicológica; e,
  • ter sido considerado recomendado na Sindicância da Vida Pregressa.

Serão convocados para a matrícula no curso de formação profissional os candidatos em ordem de classificação. Será considerado aprovado no concurso o candidato que obtiver a pontuação e a classificação mínimas exigidas para aprovação.

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo de 05 dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.

O resultado final, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal e publicado em Diário Oficial e no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br em quatro listas, em ordem classificatória.

O prazo de validade deste concurso público será de até dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais.