No último final de semana, um público de mais de 127 mil candidatos foi convocado para realizar as provas do concurso público da Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA.

O concurso tem 930 vagas imediatas em cargos de níveis médio, técnico e superior em todo o estado. Os empossados terão salários iniciais de R$ 1.423,71 a R$ 8.390,08.

As provas ocorreram nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, no período da manhã para Agente Administrativo, Operador de Processos de Água e de Esgoto, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Segurança do Trabalho; e a tarde para os demais cargos.

Do total de inscritos, os cargos mais procurados foram de Agente Administrativo e Operador de processos. Confira os inscritos por cargo:

  • 89.570 para Agente Administrativo;
  • 10.803 para Operador de Processos de Água e de Esgoto
  • 118 para Técnico em Eletrotécnica
  • 1.378 para Técnico em Segurança do Trabalho
  • 8.329 para Agente Operacional
  • 508 para Analista de Controle de Águas e Efluentes/Ciências Biológicos ou Biomedicina
  • 2.478 para Analista de Gestão/Administração
  • 199 Analista de Gestão/Ciências Econômicas
  • 742 para Analista de Produção e Controle de Qualidade de Água e Efluentes/Química ou Engenharia Química
  • 2.421 para Assistente Social
  • 1.317 Contador-Analista de Gestão/Ciências Contábeis
  • 502 para Engenheiro de Segurança do Trabalho
  • 3.398 para Engenheiro/Engenharia Civil, de Produção ou de Produção Civil
  • 609 para Engenharia Elétrica
  • 709 para Eng. Sanitária ou Sanitária Ambiental
  • 1.023 para Técnico em Eletromecânica
  • 2.349 para Técnico Operacional - Técnico em Química.

As provas objetivas contaram com questões de múltipla escolha, conforme o cargo. Estas serão avaliadas de acordo com o nível de escolaridade, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

Juntamente com as provas objetivas os candidatos às funções de Agente Administrativo e de nível técnico e superior, realizaram provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Para ser considerado aprovado na etapa, o candidato deverá obter também 60% ou mais do total da pontuação prevista para a prova.

Gabaritos EMBASA

O gabarito preliminar e o caderno de questões da Prova Objetiva serão divulgados nesta segunda-feira, 24 de outubro, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

O Instituto já abriu o link de consulta individual dos gabaritos e das provas aplicadas no domingo por meio do site.

A banca informou que o prazo de recursos contra os gabaritos vai da 0h00 do dia 25/10 até às 23h59min do dia 26/10/2022, horário oficial de Brasília/DF.

Próximas etapas

Haverá ainda, para aprovados, Prova de Conhecimento Prático, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos ao cargo de Agente Operacional e Operador de Processo de Água e de Esgoto. O local, a data e o horário da prova serão divulgados oportunamente no edital de convocação para a realização desta etapa.

Para os candidatos aos cargos de nível superior, haverá prova de títulos, de caráter classificatório. A relação dos candidatos habilitados a participar da Prova de Títulos e Experiência Profissional, a data para preencher o Formulário de Cadastro de Títulos e o período em que os títulos e comprovantes deverão ser enviados através de link específico, serão divulgados em edital a ser publicado oportunamente. A prova de Títulos e Experiência Profissional será avaliada numa escala de zero a 10 pontos.

Será considerado aprovado no Concurso Público o candidato que obtiver a pontuação e a classificação mínimas exigidas para aprovação.

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo de dois dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota final, observado a função em que concorrem.

Para as funções de Agente Operacional e Operador de Processos de Água e de Esgoto, a Nota Final dos candidatos habilitados será igual à nota obtida na prova objetiva.

Para a função de Agente Administrativo e para as funções de Nível Técnico, a Nota Final dos candidatos habilitados será igual à soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva.

Para as funções de nível superior, a Nota Final dos candidatos habilitados será igual à soma das notas obtidas na prova objetiva, na prova discursiva e de prova títulos e experiência profissional.

O concurso público terá validade de um ano a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da EMBASA.