No domingo (20), mais de 32 mil candidatos realizaram pravas para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que busca o preenchimento de 1.812 vagas em cargos de Coordenador Censitário de Área e Agente Censitário de Administração e Informática para a realização do Censo Demográfico que ocorrerá na metade de 2022. Os salários ofertados variam de R$ 1.700,00 a R$3.677,27.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com 60 questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 60 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que acertar, no mínimo, 30% do total da prova e no mínimo 1 questão de cada disciplina.

Gabaritos IBGE

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva e o caderno de questões serão divulgados no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022.

O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis, a contar da data de divulgação do objeto do recurso.

Será considerado aprovado neste Processo Seletivo Simplificado o candidato que tenha atendido os critérios mínimos exigidos para aprovação.

Em caso de empate, respeitada a área de conhecimento escolhida, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

  • tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, nos termos do art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
  • obtiver a maior nota na disciplina de Noções de Administração e Situações Gerenciais;
  • obtiver a maior nota na disciplina de Língua Portuguesa;
  • tiver exercido efetivamente a função de jurado, de acordo com o art. 440 do Código de Processo Penal com a redação dada pela Lei nº 11.689/2008; e
  • persistindo o empate, terá preferência o candidato que tiver maior idade.

O candidato classificado será convocado para contratação preferencialmente por e-mail e telefone, informados no Requerimento de Inscrição, obedecendo à estrita ordem de classificação final para a função/município.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 1 ano, contado a partir da data de assinatura do primeiro contrato, podendo ser prorrogado.