A Caixa informou que dará acesso ao seu sistema informatizado de dados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho da Justiça Federal (CJF) para agilizar os julgamentos de processos judiciais envolvendo o seguro DPVAT.

Assim, o valor a ser pago a cada beneficiário deverá ter agilidade de liberação. A solução viabiliza o acesso direto às informações do DPVAT pelos magistrados da Justiça Federal, no âmbito da análise técnica realizada administrativamente pela CAIXA.

O que é o Seguro DPVAT

O DPVAT é o seguro obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não, criado com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa do acidente.

Não entram na lista do seguro os acidentes causados pelas categorias de bicicletas, barcos e trens.

A indenização do DPVAT pode ser solicitada pelo App DPVAT CAIXA, que pode ser baixado para smartphones na Play Store (Android) e na App Store (iOS), ou em uma das mais de 4.200 agências da CAIXA distribuídas pelo país.

A CAIXA foi contratada em 2021 pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP para gerir e operacionalizar DPVAT ante a sua comprovada experiência na implementação de políticas públicas; pela presença nacional, com mais de 4.200 agências em todo o Brasil; e pela tecnologia aplicada na prevenção e redução de fraudes.

*Com informações da Caixa Notícias