No último domingo, 01 de agosto de 2021, mais de 10 mil candidatos participaram da primeira etapa do concurso público do Ministério Público do estado de Minas Gerais. O certame pretende preencher 60 vagas e formar cadastro reserva no cargo de Promotor de Justiça Substituto. O salário inicial da função é de R$ 30.404,42.

28/05/2021
26/06/2021
01/08/2021
R$ 30.404,42
60
03/08/2021
Anexos

A prova preambular, que ocorreu no último final de semana, foi constituída de 80 questões relativas aos Grupos Temáticos elencados no edital, sendo 20 questões para cada Grupo e cada questão valendo 0,5 ponto.

Gabaritos MPMG

O gabarito preliminar da prova preambular será divulgado nesta terça-feira, 03 de agosto de 2021, por meio do site da FUNDEP.

A segunda etapa do concurso será composta de 4 provas escritas especializadas, podendo haver, a critério da Comissão do Concurso, consulta à legislação desacompanhada de anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial. As provas escritas especializadas, envolvendo temas jurídicos relacionados aos Grupos Temáticos I, II, III e IV, consistirão:

  • Elaboração de peça processual ou dissertação sobre tema abrangido pelo programa, valendo 4 pontos;
  • Redação de 3 questões dissertativas, valendo 2 pontos cada.

As provas escritas especializadas estão previstas para os dias 9 e 10 de outubro de 2021, de 8 horas às 11 horas e de 14 horas às 17 horas, em local ou locais a serem divulgados no portal do Ministério Público de Minas Gerais e da Gestão de Concursos da Fundep.

Para os candidatos aprovados nas provas escritas especializada haverá exame psicotécnico e exames de higidez física e mental. A Secretaria de Apoio Administrativo à Comissão de Concurso divulgará no portal do Ministério Público de Minas Gerais a relação das clínicas e/ou profissionais responsáveis pela realização do exame psicotécnico, cabendo ao candidato agendar o exame psicotécnico diretamente com a clínica e/ou o profissional. Já a perícia para aferição de higidez física e mental será realizada pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Procuradoria-Geral de Justiça.

A quarta etapa do certame será as provas orais, que estão previstas para ocorrerem no período de 9 a 16 de dezembro de 2021. Os horários e o local serão divulgados no portal do Ministério Público de Minas Gerais. Estas provas, versarão sobre o conhecimento técnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado no dia da realização da prova, cumprindo à Comissão do Concurso avaliar-lhe o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Será atribuída nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) ao candidato em relação a cada grupo temático.

Já a quinta etapa do concurso será a avaliação de títulos. A documentação referente a esta etapa, deverão ser entregues no ato da inscrição definitiva, de acordo com o cronograma estimado disponibilizado no portal do Ministério Público de Minas Gerais.

O prazo para interpor os recursos será de três dias, a contar do primeiro dia útil seguinte à publicação do ato no Diário Oficial Eletrônico do MPMG.

O prazo de validade deste concurso é de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, contado da data da publicação da homologação do resultado final do concurso.

Anexos