Ocorream as provas da primeira etapa do concurso público da Polícia Civil do estado de Alagoas. Com mais de 43 mil inscritos, a seleção busca o preenchimento de 500 vagas em dois cargos de nível superior nas funções de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia. O salário inicial será de R$ 3.971,76, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

07/06/2021
12/07/2021
30/01/2022
R$ 3.971,76
500
01/02/2022
Anexos

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no domingo de 29 de agosto, foram compostas por questões de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos do tipo Certo e Errado. Os candidatos tiveram que responder as 120 questões que serão avaliadas em uma escala de zero a 120 pontos. Será considerado aprovado, o candidato que:

  • Obtiver nota superior a 10 pontos na prova de conhecimentos básicos P1;
  • Obtiver nota superior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e,
  • Obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

As provas objetivas e a prova discursiva tiveram início às 13 horas e duração de 4 horas e 30 minutos - veja a concorrência por cargo.

Gabaritos da PC-AL

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados, no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas desta terça-feira, 31 de agosto.

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram provas discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Esta, será avaliada com a pontuação máxima de 20 pontos e avaliará o conteúdo (desenvolvimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.

Próximas datas do concurso:

  • Divulgação do gabarito oficial preliminar e padrão preliminar de resposta da prova discursiva -
    31/8/2021
  • Período para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas e para a manutenção desse gabarito e contra o padrão preliminar de resposta da prova discursiva de 1º a 8/9/2021;
  • Divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva e do padrão definitivo de respostas da prova discursiva - 27/9/2021

Próximas etapas

Para todos os candidatos aprovados na prova discursiva e classificados, haverá Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório. Esta etapa, visa avaliar a capacidade do candidato para desempenhar as tarefas típicas do cargo. O TAF será constituído de flexão abdominal, tração na barra fixa (sexo masculino) ou isometria (sexo feminino), flexão de braços no solo e corrida de 12 minutos.

Haverá prova prática de digitação, de caráter eliminatório, para os candidatos considerados aptos no TAF. Esta, terá a duração de 10 minutos, valerá 10,00 pontos e consistirá de digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. A nota obtida na prova prática de digitação não será somada às notas obtidas nas demais fases do concurso público, não sendo considerada para fins de composição da nota final da primeira etapa do concurso público.

Serão convocados para a avaliação médica das condições de saúde os candidatos aprovados na prova prática de digitação. Esta, terá caráter eliminatório, e tem o objetivo de aferir se o candidato goza de plenas condições de saúde física e mental para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Para os aprovados na prova prática de digitação, haverá avaliação psicológica, de caráter eliminatório. Esta, visa verificar habilidades cognitivas, tipos de raciocínio e características de personalidade importantes para o bom desempenho das atividades do cargo. A avaliação psicológica será realizada por banca examinadora constituída por membros regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia.

Serão convocados o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC), para fins da comprovação documental e investigação social, os candidatos aprovados na prova prática de digitação. A comprovação documental, de caráter eliminatório, exigirá dos candidatos o envio das imagens legíveis dos documentos listados no edital.

O candidato que desejar interpor recursos disporá de dois dias úteis do primeiro dia a contar da data de divulgação do objeto de recurso.

A nota final na primeira etapa do concurso (NFPE) será o somatório da nota final nas provas objetivas (NFPO) e da nota na prova discursiva (NPD).

Curso de Formação Profissional

Serão convocados para o curso de formação profissional os candidatos aprovados na primeira etapa dentro do número de vagas. Durante o curso de formação profissional, os candidatos serão avaliados também quanto às aptidões físicas e intelectuais para o desempenho do exercício do cargo, sendo promovida ainda uma investigação social. Será eliminado do curso de formação o candidato que obtiver frequência inferior a 80% e aproveitamento inferior a 60% da pontuação em cada disciplina do curso e a 70% da pontuação total estabelecida para o curso.

A nota final no concurso (NFC) será o somatório da nota final obtida do curso de formação e da nota obtida na primeira etapa do concurso.

A validade do concurso público é de um ano, a contar da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Anexos