Ocorreram no último final de semana as provas objetivas e discursivas do grande concurso público da Polícia Civil do Ceará. A seleção teve mais de 100 mil candidatos inscritos que tentam as 500 vagas abertas no concurso, sendo 400 para o cargo de Inspetor de Polícia e 100 para o cargo de Escrivão de Polícia. O salário inicial dos cargos é de R$ 3.732,86.

14/06/2021
02/08/2021
04/09/2021
R$ 3.732,96
500
06/09/2021
Anexos

As provas ocorreram em vários pontos da cidade de Fortaleza e na região metropolitana, com duração de 6h. As provas ocorreram no sábado das 13h às 19h para Escrivão e no domingo de 05 de setembro, no mesmo horário das 13h às 19h, para Inspetor.

As provas terão pontuação máxima de 100 pontos, e serão considerados aprovados os concorrentes que obtiverem no mínimo 60% do total de pontos.

Gabaritos PC-CE

Os gabaritos preliminares das provas objetivas e o padrão de resposta da discursiva serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora - www.idecan.org.br, nesta segunda-feira de 06 de setembro, a partir das 17 horas.

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas terá dois dias úteis para fazê-lo.

Veja outras datas previstas no cronograma do concurso da PC-CE:

  • Período de recursos contra os gabaritos das provas: 08 e 09 de setembro de 2021;
  • A publicação dos gabaritos definitivos e os resultados das provas objetivas tem data prevista para 04 de outubro;
  • Período de recursos contra os resultados: 05 e 06 de outubro;
  • O resultado definitivo das provas objetivas será publicado na data provável de 12 de outubro de 2021, juntamente com o resultado preliminar e o padrão definitivo de respostas das provas discursivas.

Próximas etapas

Para os candidatos aprovados na primeira fase do concurso, haverá prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório. Esta, visa avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias da função do profissional da segurança pública.

A Prova de Capacidade Física ocorrerá no período provável de 03 a 07 de novembro de 2021, na cidade de Fortaleza/CE. Somente serão convocados para essa fase os aprovados em até 5 vezes a quantidade de vagas previstas em cada cargo.

Haverá Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, para os candidatos que forem considerados aptos na prova de Capacidade Física. Esta, busca a verificação das características pessoais do candidato, a fim de observar as condições de adaptabilidade do indivíduo no desempenho das atividades que compõem o perfil do cargo. A avalição ocorrerá em dias e horários a serem divulgados oportunamente.

Os candidatos considerados recomendados na Avaliação Psicológica deverão se submeter a exame toxicológico, de caráter confidencial, que será providenciado e custeado pelo próprio candidato. E haverá também, Investigação Social, que poderá ser realizada durante todo o Concurso Público. Esta, busca informações sobre a vida pregressa e atual e a conduta individual e social do candidato.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação e Treinamento Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 04 meses, carga horária de 668h/a, em conformidade com o Decreto 31.276/2013, e será realizado em Fortaleza-CE, pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

As aulas deverão ocorrer de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo, ainda, a critério exclusivo da Academia Estadual de Segurança Pública, se estender aos sábados, domingos, feriados e período noturno, inclusive, caso necessário, aulas na modalidade remota, bem como na modalidade de Ensino em Distância.

Será eliminado do Curso de Formação e Treinamento Profissional e, consequentemente, do concurso o candidato que:

  • Deixar de efetuar a matrícula no Curso de Formação e Treinamento Profissional, ou se afastar por qualquer motivo;
  • Não frequentar no mínimo 85% das horas de atividades previstas em cada disciplina;
  • Auferir nota inferior a 70% da pontuação máxima definida para esta Fase;
  • For desligado do Curso de Formação Profissional, por descumprir normas disciplinares contidas no Regime Acadêmico da AESP;
  • Não satisfizer aos demais requisitos legais, regulamentares, regimentais e editalícios;
  • Obtiver o conceito "INAPTO" nas disciplinas práticas (armas e munições letais e menos letais e equipamentos, tiro policial defensivo e defesa pessoal policial).

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Anexos