A Prefeitura de Sumaré, em São Paulo, realizou no domingo a etapa de provas objetivas do grande concurso público lançado em 2024. Coordenado pelo IGECS (Instituto de Gestão de Cidades), a seleção vai preencher 269 vagas e formar reserva técnica em diversas funções municipais, oferecendo oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Os novos servidores aprovados e convocados terão salários que variam de R$ 11,56 por hora de trabalho até R$ 8.243,91 mensais, conforme o cargo, além de benefícios como abono natalino, cartão-alimentação ou cesta básica, subsídio saúde e vale-transporte.

Inscrições e concorrência

O concurso atraiu um total de 18.725 inscritos. Os cargos com maior número de inscrições foram:

  • Instrutor Social de Cursos: 3.337 inscritos
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: 1.850 inscritos
  • Técnico de Enfermagem SMS: 1.821 inscritos

Veja a relação de inscritos por vaga

Etapas do concurso

A seleção dos candidatos envolverá ainda outras etapas, dependendo do cargo, veja:

  • Prova escrita objetiva: Para todos os candidatos (aplicada dia 26/05).
  • Teste de aptidão física, teste toxicológico, avaliação psicológica, avaliação médica, investigação social e curso de formação para o cargo de Guarda Municipal.
  • Prova prática: Para os cargos de Motorista, Músico Assistente, Músico Espala, Músico Solista, Regente de Banda e Regente Assistente.
  • Prova discursiva (peça processual/parecer jurídico): Para o cargo de Procurador Municipal.

Gabaritos

Agora, os candidatos já podem consultar os gabaritos preliminares das provas. Os candidatos poderão acessar o gabarito nos seguintes sites:

Período de Recursos

Após a divulgação do gabarito preliminar, foi aberto um período de recurso. Os candidatos que desejarem contestar qualquer questão devem seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o site do IGECS (www.igecs.org.br).
  2. Preencher o Formulário de Recurso disponível no site durante o período estabelecido.
  3. Enviar o formulário para análise.

O período para interposição de recurso será de dois dias úteis após a publicação do gabarito preliminar. O candidato deve acompanhar a resposta do recurso na área do candidato no site do IGECS.

Convocação e validade do concurso

A convocação dos aprovados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final. A aprovação no concurso não garante o direito à admissão, que ocorrerá conforme a conveniência e oportunidade da Administração Pública. A data para entrada em exercício dos candidatos convocados será definida pela Prefeitura de Sumaré, de acordo com suas necessidades.

O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Sumaré.