Os candidatos que disputam uma das 50 vagas de Analista de Sistemas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) devem ficar atentos: os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na manhã desta quarta-feira, 14 de maio. As provas foram realizadas no domingo, 11 de maio.

O concurso, regulamentado pelo edital nº 01/2025, tem como objetivo preencher 50 vagas imediatas e formar cadastro de reserva exclusivamente para a Comarca da Capital, que integra a 1ª Região Administrativa Judiciária.

Ao todo, 3.332 candidatos se inscreveram para disputar o cargo, que exige formação superior específica nas áreas de Computação, Tecnologia da Informação ou Comunicação, com diploma devidamente registrado na área.

Etapas e estrutura da seleção

A seleção do TJ-SP é estruturada em três fases essenciais: prova objetiva, prova escrita discursiva e análise de títulos. As duas primeiras fases — objetiva e discursiva — foram aplicadas de forma conjunta no mesmo dia, com duração total de quatro horas.

A prova objetiva foi estruturada em três blocos:

  • Bloco I: 10 questões de Língua Portuguesa;
  • Bloco II: 50 questões de Conhecimentos Específicos, com temas como engenharia de software, desenvolvimento de sistemas, arquitetura de software, bancos de dados, inteligência artificial, DevOps e DevSecOps, metodologias ágeis, segurança da informação, infraestrutura e computação em nuvem, além de arquitetura de desenvolvimento da PDPJ-Br;
  • Bloco III: 5 questões de raciocínio lógico-matemático e 5 de legislação.

Por sua vez, a prova discursiva teve como objetivo medir a habilidade dos candidatos em se expressar por escrito, analisar criticamente os temas propostos e demonstrar conhecimento técnico pertinente às atribuições do cargo.

O envio dos títulos, etapa classificatória, ainda terá suas datas confirmadas, assim como a divulgação do resultado final do concurso. A pontuação obtida com os títulos poderá ser um diferencial decisivo na classificação dos candidatos que avançarem após a correção das provas anteriores.

Remuneração

O TJ-SP oferece remuneração inicial de R$ 8.108,80, além de benefícios como auxílio alimentação, auxílio saúde e auxílio transporte.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sob o regime estatutário, que assegura estabilidade aos servidores aprovados após o cumprimento do estágio probatório.

Vagas e cotas

As 50 vagas imediatas estão distribuídas da seguinte forma:

Comarca Total de Vagas Ampla Concorrência PcD Negros Indígenas
São Paulo (Capital) 50 35 3 10 2

O edital assegura a aplicação das políticas de cotas, conforme prevê a legislação vigente, garantindo oportunidades a candidatos com deficiência, negros e indígenas.

Consulta ao gabarito e recursos

Agora, o gabarito estará disponível na quarta-feira, 14 de maio, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela organização do concurso.

Assim que os gabaritos forem publicados, os candidatos poderão conferir as respostas corretas das questões e, se identificarem inconsistências, terão a oportunidade de interpor recurso dentro do prazo estabelecido no edital. A análise desses recursos será realizada pela banca examinadora, que poderá, eventualmente, anular ou alterar respostas, caso encontre fundamentos para tanto.

O concurso do TJ-SP terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.