Ótima notícia para os concurseiros de Brasília e arredores. O Governo do Distrito Federal tem previsão para lançar até 22 concursos no ano de 2022, segundo o planejamento do Orçamento do Distrito Federal.

Entre os certames, 14 tinham sido autorizados por meio da Portaria nº 63 para iniciarem ainda em 2021. Confira um trecho da portaria abaixo:

Autorização para realização de concursos no Distrito Federal
Autorização para realização de concursos no Distrito Federal

Vale mencionar que em agosto de 2020 o Governo do DF suspendeu todos os prazos de validade dos concursos homologados e vigentes no âmbito da Administração Pública direta e indireta durante a Calamidade Pública em razão da pandemia. Com isso, conforme a Secretaria de Economia, a validade dos concursos correntes ou a posse de candidatos que passaram não foram afetadas.

Mais de 4 mil cargos na LDO


A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 antecipa despesas para quase 12 mil novos servidores, com a realização de provas e nomeações de candidatos aprovados. Nesse caso, ao todo, estão previstos cerca de 4.015 cargos a serem criados, sem impacto financeiro no próximo ano, e mais 11.532 a serem oferecidos por provas realizadas, novas ou em andamento, conforme a Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Ainda, das vagas que estão previstas para provimento, 2.954 são para certames já realizados ou em andamento e 8.578 para novos concursos.

Cargos autorizados


Os órgãos com autorizações para provimento de cargos são: Polícia Civil, Secretaria de Saúde, Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Departamento de Trânsito (Detran). Ainda, poderá ter oportunidades na Secretaria de Educação, no Sistema de Limpeza Urbana e na Controladoria-Geral.

Confira abaixo o anexo da portaria nº 63 que traz as carreiras beneficiadas:

Carreiras concursos DF 2021-2022
oncursos DF 2021-2022
C

É importante mencionar que até o momento não há informações acerca do quantitativo de vagas para cada carreira, tampouco das especialidades. A informação publicada pelo GDF foi apenas sobre as carreiras e áreas de atuação.