Tá chegando a hora! Quem está se preparando para o Encceja 2025 já pode consultar seu cartão de inscrição para ver onde será sua prova. O Encceja garante os diplomas de ensino fundamental e médio para quem não conseguir estudar na idade adequada. O exame ocorre todos os anos.

No documento de inscrição divulgado, constam onde e quando o candidato fará a prova, marcada para o próximo dia 3 de agosto, com aplicação em todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal. A consulta deve ser feita via login no site oficial do Sistema Encceja.

Cartão de Confirmação é obrigatório?

Não. Apesar de não ser obrigatório levá-lo no dia do exame, o próprio Inep, recomenda que o participante tenha o cartão em mãos. Ele traz informações importantes, como:

  • Número de inscrição;
  • Data, horário e local de prova;
  • Indicação de atendimento especializado ou uso de nome social (se solicitado e aprovado);
  • Instruções gerais para o dia do exame.

⏰ Horários das provas: atenção redobrada!

Os horários do Encceja seguem o horário de Brasília, então é bom se organizar para evitar atrasos no dia 03/08:

Turno da manhã:

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início da prova: 9h
  • Término: 13h

Turno da tarde:

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início da prova: 15h30
  • Término: 20h30

Quem tiver direito a tempo adicional, poderá contar com mais 1 hora após o encerramento oficial de cada turno.

O que devo levar

Entre os itens obrigatórios para fazer a prova, o candidato deve ter:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
  • Documento de identificação válido

Só serão aceitos documento de identificação original e com foto. São documentos válidos:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997.
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
  • Passaporte.
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN Digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais do Gov

É recomendado ainda estar portando o cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame), mas não é obrigatório.

Como serão as provas

O Encceja avalia competências de jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade certa, sendo voltado para ensino fundamental e ensino médio.

O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. Veja como serão as avaliações:

Para quem busca o certificado do ensino fundamental:

Prova Conteúdo Turno Duração
Prova I Ciências Manhã 4h
Prova II Matemática Manhã 4h
Prova III Português, Inglês/Espanhol, Artes, Ed. Física e Redação Tarde 5h
Prova IV História, Geografia, Filosofia e Sociologia Tarde 5h

Para quem busca o certificado do ensino médio:

Prova Conteúdo Turno Duração
Prova I Química, Física e Biologia Manhã 4h
Prova II Matemática Manhã 4h
Prova III Português, Inglês/Espanhol, Artes, Ed. Física e Redação Tarde 5h
Prova IV História, Geografia, Filosofia e Sociologia Tarde 5h

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame, ou seja, até dia 15 de agosto. Eles poderão ser acessados na área de Provas e Gabaritos.

Já os resultados individuais são divulgados por área do conhecimento no dia 15 de dezembro de 2025 pela Página do Participante

O resultado no Encceja pode ser usado para emissão da Declaração Parcial de Proficiência e/ou a Certificação de Conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. O Certificado de Conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência devem ser solicitados na secretaria de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado na inscrição.

O participante tem direito aos documentos se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a cinco pontos na redação.

Para a área de conhecimento de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental; e de linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio; o participante deverá obter adicionalmente pontuação igual ou superior a cinco pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

O Encceja é gratuito e voluntário. O exame existe desde 2002 e já ajudou milhões de brasileiros a conquistar o certificado do ensino fundamental ou médio.

Além de abrir portas para o mercado de trabalho, o Encceja é usado como referência nacional na avaliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados também servem de base para pesquisas, políticas públicas e melhorias na qualidade do ensino.

Se você está inscrito, consulte seu cartão de confirmação, revise os conteúdos e prepare-se bem para o dia 3 de agosto.