Anunciada pelo Ministério da Economia na última quinta-feira, 20 de fevereiro, uma nova ferramenta de transparência está acessível a todos os cidadãos. O Painel de Raio-X da Administração Federal foi desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) com o objetivo de simplificar o acesso a informações gerenciais dos órgãos e entidades do Executivo Federal para todos os brasileiros.

O Painel oferece informações que em maior parte já eram públicas, mas que agora podem ser acessadas de forma mais simples, interativa e dinâmica, uma vez que permite ao usuário a navegação por meio de diversas perspectivas temáticas. Através da ferramenta é possível consultar informações a respeito de orçamento primário, características da força de trabalho, estruturas de cargos e funções e ainda os avanços do governo em relação a modernização de serviços públicos e outros processos.

Quem compõe a força de trabalho das instituições públicas?

Permitindo uma consulta rápida e simples, a ferramenta mostra uma visão de como é composta a categoria de servidores públicos que atuam na administração federal. Por ela, é possível verificar características como sexo, faixa etária, escolaridade e cargos e carreiras dos trabalhadores em atividade.

Conforme mostra o Raio-X, 83,46% da força de trabalho é composta por servidores com vínculo, enquanto os profissionais contratados temporariamente (incluindo estagiários) somam 13,63%. Outros dados interessantes são a respeito da divisão da força de trabalho por sexo - 53,70% dos profissionais é do sexo masculino e 46,30% do sexo feminino - e da faixa etária dos servidores, liderando o gráfico com 31,57% os trabalhadores que possuem entre 30 a 39 anos.

Ainda é possível consultar informações diretas sobre os cargos e funções comissionadas da administração federal e sua distribuição conforme a natureza da função. Por exemplo, mais de 89% dos cargos e funções estão ocupados, a maioria por profissionais do sexo masculino e ainda é possível detalhar os dados por órgão/entidade federal.

Raio-X do governo: ferramenta permite acesso aos dados da administração federal
Raio-X do governo: ferramenta permite acesso aos dados da administração federal

Transformação digital no governo

Por meio da ferramenta é possível acompanhar também o status do processo de digitalização de alguns serviços públicos (se este foi iniciado, está em andamento ou foi concluído). De acordo com o Raio-X, 52,2% dos serviços já estão digitalizados e 12,7% estão em andamento. Estima-se que essa transformação digital vai gerar R$ 556 mi de economia em gastos com infraestrutura e pessoal para o governo federal. Outro dado apresentado é de que a ação deve gerar economia anual de R$ 1,7 bi para a sociedade, em termos de gastos com tempo e deslocamento para ações que antes eram presenciais. Até o momento, a área temática que mais obteve serviços públicos digitalizados foi a de Educação e Pesquisa, seguida da área de Saúde e Vigilância Sanitária.

Outra categoria que é possível acompanhar pelo Raio-X é a de Soluções de Modernização. Esse painel mostra a utilização de novos modelos que buscam melhorar o acesso aos serviços públicos e o aperfeiçoamento de processos internos do governo. Entre eles está o Programa TransformaGov, criado com o objetivo de desburocratizar serviços e reduzir despesas. A expectativa é de que ainda no início deste ano todos os ministérios tenham aderido ao programa.

Outros serviços contemplados pela modernização são o TáxiGov, que substitui carros alugados e próprios por outras formas de transporte dos servidores até o trabalho - já disponível no Distrito Federal e nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo - e a Rede +Brasil, voltada para a melhoria de processos de gestão das transferências da União e com objetivo de promover o fortalecimento da governança.