Na última semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, realizou uma visita técnica às instalações do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, em São Paulo. Acompanhada por autoridades do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a ministra conheceu a infraestrutura responsável por garantir o bom funcionamento da Internet no país.
A recepção foi conduzida por Frederico Neves, Diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, junto ao diretor-presidente Demi Getschko, ao secretário executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, à coordenadora do Comitê, Renata Mielli, e ao diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento, Milton Kashiwakura.
Ministra fala sobre democratização da internet
Durante a visita, Dweck teve a oportunidade de conhecer o datacenter do NIC.br, um dos principais ativos da Internet brasileira. Desde sua inauguração em 2015, o centro tecnológico abriga parte da estrutura do IX.br (Ponto de Troca de Tráfego) e réplicas de sistemas DNS de outros países, por meio de acordos internacionais. O espaço conta com dez vezes mais capacidade do que seu antecessor, oferecendo maior redundância e segurança para a infraestrutura nacional.
"A convite do Comitê Gestor da Internet, vim conhecer o datacenter mantido pelo NIC.br, fundamental para a estabilidade da Internet no Brasil. Fiquei impressionada com a robustez da estrutura e com o trabalho realizado", afirmou a ministra, destacando a importância de uma Internet mais eficiente e democrática.
Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, enfatizou a atuação conjunta do NIC.br e do Comitê em projetos que fortalecem a governança digital, como as pesquisas TIC, voltadas à análise do uso das tecnologias da informação e comunicação, além de iniciativas voltadas à segurança digital e à capacitação técnica.
Unidades do NIC.br
A visita também incluiu a apresentação das áreas operacionais do NIC.br, como a equipe de atendimento ao usuário do Registro.br e a unidade de Operação, responsável por monitorar os domínios ".br". No mesmo local, atuam também as equipes do IX.br e de engenharia de infraestrutura.
Além da ministra, participaram da visita a Secretária Adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, e outros integrantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O que é o NIC.br?
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos que implementa as decisões do CGI.br e administra recursos essenciais da Internet no Brasil, como o domínio ".br", a distribuição de IPs e os Sistemas Autônomos.
Também é responsável por importantes iniciativas como o Registro.br, o CERT.br, o IX.br e projetos como o Internetsegura.br.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil estabelece diretrizes para o uso da Internet no país e no registro de sites, promovendo uma participação democrática de diferentes setores da sociedade.
O que é oNIC.br e o que o Governo pretende com ele?
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos que implementa as decisões do CGI.br e administra recursos essenciais da Internet no Brasil, como o domínio “.br”. Segundo a ministra Esther Dweck, o governo pretende uma internet mais eficiente e democrática.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.