Um feriado sempre é bom, não é mesmo? Seja para recarregar as energias ou para curtir a vida de forma mais intensa, todo mundo espera por essas datas ao longo do ano. E o que você acharia da possibilidade de um superferiado? Pois é exatamente isso que pode vir a acontecer agora, todos os anos, nos meses de novembro.

Normalmente esse já costumava ser um mês com alguns feriados, especialmente o do dia 2 de novembro, que é o Dia de Finados, e o do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. No entanto, recentemente, o governo federal sancionou mais um feriado para esse mês: o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Na verdade, a data já era reconhecida como uma comemoração desde 2011, e alguns estados brasileiros já adotavam o dia como feriado oficial. Porém, no fim de 2023, o presidente Lula decretou que esse passa a ser também um feriado em todo o território nacional.

Com isso, dois feriados com direito a folga passam a acontecer bem próximos um do outro e eventualmente poderá acontecer um superferiado de até 6 dias.

E novembro de 2024 vai ter superferiado?

Em 2024, o dia 15 de novembro vai cair em uma sexta-feira, emendando o feriado com o fim de semana e já resultando em um feriado um pouco mais longo. Já o dia 20 de novembro cairá na quarta-feira seguinte.

Dessa forma, nesse ano, é pouco provável que aconteça um superferiado de até 6 dias. O feriado deverá acontecer na sexta, sábado e domingo, seguido de uma breve pausa na quarta-feira.

Nada impede, porém, que empresas e órgãos decidam trocar o dia do feriado, puxando-o para a segunda-feira, por exemplo, e formando, assim, um feriado de quatro dias.

O mais interessante porém, vai acontecer em 2029, quando os feriados vão cair em uma quinta-feira e terça-feira, respectivamente. Nessa ocasião, o feriado de seis dias é praticamente garantido.

Veja como será nesse e nos próximos anos:

Ano 15 de novembro 20 de novembro
2024 sexta-feira quarta-feira
2025 sábado quinta-feira
2026 domingo sexta-feira
2027 segunda-feira sabado
2028 quarta-feira segunda-feira
2029 quinta-feira terça-feira
2030 sexta-feira quarta-feira

20 de novembro, o novo feriado

A sanção do feriado do dia 20 de novembro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 22 de dezembro de 2023 oficializando o projeto de lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A aprovação da lei aconteceu em novembro de 2023.

A data marca a memória do líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo de resistência durante o período colonial brasileiro contra a escravização negra. Anteriormente, o feriado era reconhecido em apenas seis estados e em mais de 1200 cidades por meio de legislações locais. A partir de 2024, no entanto, o feriado do Dia da Consciência Negra valerá para todo o território nacional.

A ideia é intensificar a reflexão sobre a integração da comunidade negra na sociedade brasileira e o profundo impacto da cultura africana na construção da identidade cultural do país.

Os feriados de novembro

Dessa forma, o mês de novembro terá agora 3 feriados nacionais. Serão eles:

  • 2 de Novembro (sábado): Dia de Finados
  • 15 de Novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 20 de Novembro (quarta-feira): Dia da Consciência Negra