O aguardado novo concurso da Polícia Federal está ganhando força. A notícia, compartilhada pelo jornalista Cesar Tralli, da Globo News, revela que a PF está considerando a abertura de um novo edital com 2 mil vagas.

De acordo com as informações apuradas por Tralli, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, expressou a necessidade de fortalecer a diretoria administrativa responsável pelo controle de armas. O objetivo é aprimorar a fiscalização do arsenal de armas no país, demandando um aumento no número de profissionais.

Foco nas Superintendências Regionais

A gestão de Andrei Passos visa, além do reforço na diretoria administrativa, fortalecer as superintendências regionais nos estados. Essa estratégia visa descentralizar as ações e garantir uma abordagem mais eficaz no controle de armas em todo o território brasileiro.

Com a expansão das responsabilidades, Andrei Passos afirmou que a PF pretende realizar novos concursos públicos para contratar e treinar mais policiais. A projeção é ambiciosa, com a expectativa de incorporar aproximadamente 2 mil novos membros à corporação.

Esta não é a primeira vez que o diretor-geral da PF destaca a importância de novos concursos públicos. Já em agosto de 2023, Passos mencionou a intenção de solicitar novos editais após a conclusão do Curso de Formação Profissional dos aprovados em 2021.

Novo concurso com 734 vagas foi solicitado

O presidente Lula, ao assumir a pasta da Segurança Pública, manifestou seu apoio à realização de novos concursos na PF. O ministro Flávio Dino, em janeiro de 2023, confirmou que a intenção do presidente é clara: fortalecer a corporação por meio de novos concursos.

Em 2023, a Polícia Federal formalizou um pedido de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo aval. O foco deste pedido foi na área administrativa, contemplando 734 vagas para diferentes cargos de níveis médio e superior.

Os cargos disponíveis variam desde Agente de Polícia Federal até Delegado, com requisitos específicos para cada função. As remunerações, considerando o reajuste aprovado para 2026 e o auxílio-alimentação, variam de R$ 15.535.98 a R$ 28.807.35, com a jornada de trabalho de 40 horas semanais e o regime de contratação estatutário.

Último concurso ocorreu em 2021

Em 2021, a Polícia Federal realizou seu último concurso público para a área policial, com a organização a cargo do Cebraspe. Na ocasião, foram disponibilizadas 1.500 vagas para cargos de nível superior, distribuídas entre diferentes carreiras.

Os números detalhados para as categorias foram os seguintes:

  • Delegado de Polícia Federal: 123 vagas, sendo 91 para ampla concorrência, 25 para candidatos negros e 7 para deficientes;
  • Agente de Polícia Federal: 893 vagas, com 669 destinadas à ampla concorrência, 179 para candidatos negros e 45 para deficientes;
  • Escrivão de Polícia Federal: 400 vagas, divididas em 300 para ampla concorrência, 80 para candidatos negros e 20 para deficientes;
  • Papiloscopista: 84 vagas, com 62 para ampla concorrência, 17 para candidatos negros e 5 para deficientes.

O concurso atraiu uma impressionante quantidade de candidatos, totalizando 321.014 inscritos. A distribuição por cargo foi a seguinte:

  • Agente da Polícia Federal: 222.304 inscrições;
  • Escrivão: 53.486 inscrições;
  • Delegado: 27.657 inscrições;
  • Papiloscopista: 17.567 inscrições.

Apesar do edital estabelecer um quantitativo específico, o concurso PF superou as expectativas ao convocar um número substancialmente maior de aprovados. A validade do certame expirou em 15 de setembro, marcando o encerramento oficial dessa fase.