O 43º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está oficialmente chegando na sua reta final. Após a realização das duas fases da prova, que foram aplicadas em 175 municípios brasileiros, os examinandos agora aguardam pela última etapa do cronograma: a divulgação do resultado final.

Os recursos contra o resultado da 2ª fase da OAB 43 foram de 09 a 11 de julho. Agora, resta o acompanhamento do resultado definitivo, para saber se você está apto ou terá que refazer o teste nas próximas edições.

Passar nas duas fases da OAB é necessário para quem tem o desejo de seguir a carreira de advogado no Brasil. Puderam participar do exame 43 os estudantes de Direito que comprovaram estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito até o fim do primeiro semestre de 2025 (30 de junho). Quem não comprovar esse requisito, estará eliminado.

43º Exame da OAB: Quando sai o resultado final?

De acordo com o cronograma divulgado pela FGV no edital de abertura, o resultado final do 43º Exame da OAB está previsto para ser divulgado no dia 23 de julho (quarta-feira).

Como acontece em todas as etapas, o documento será divulgado primeiramente através do site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), na aba específica da FGV Conhecimento

Ao todo, o cronograma completo deste exame teve 22 etapas diferentes. Após a realização de cada fase da prova, os examinandos tiveram inclusive um prazo para que realizassem a contestação por alguma nota, ou seja, apresentar um recurso.

Fui aprovado! Como pedir o registro?

Caso você tenha sido aprovado no exame, é necessário cumprir alguns procedimentos que também já foram divulgados oficialmente pela FGV.

Veja no documento o processo solicitado pela OAB - neste caso, do RS - para conseguir o registro:

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Para realizar a digitalização dos documento necessários, como listado na imagem, o examinando precisa acessar a plataforma disponível no site da OAB do seu estado que permite a inclusão destes documentos necessários.

Os documentos obrigatórios são:

  • Documento de identidade (carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação;
  • CPF ou comprovante de inscrição e situação cadastral na Receita Federal
  • Diploma de bacharel ou certificado de colação de Grau ou declaração de vínculo acadêmico
  • Título de eleitor (obrigatório se o examinando tenha concluído o curso de graduação em Direito em outra Unidade da Federação)

Exame da OAB foi marcado por reclamações

O 43º Exame da OAB foi marcado por uma grande polêmica e diversas reclamações. Por conta do enunciado de uma questão, a OAB teve de se pronunciar oficialmente por meio de uma nota oficial para esclarecer a situação:

"Em relação ao 43º Exame de Ordem Unificado (EOU), a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Comissão Nacional do Exame de Ordem Unificado esclarecem que a exceção de pré-executividade é conteúdo expressamente previsto no edital do certame, no item 15.1, dentro da disciplina de Direito e Processo do Trabalho. A jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é pacífica quanto ao cabimento da medida na Justiça do Trabalho, com previsão na Súmula 397 e no Tema 144, que tem efeito vinculante." diz a nota.

Ainda em 2025, estão previstas outras duas edições do exame da OAB - veja o calendário completo da OAB 2025