Milhares de brasileiros estão novamente inseridos em mais uma edição do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Desde o dia 30 de abril, quando foi divulgado oficialmente o edital de abertura, a 44ª etapa do exame está sendo realizada em 175 municípios em todo o território nacional.

E desta vez, a principal novidade é a divulgação do edital de reaproveitamento, também conhecida pelos candidatos como a "repescagem". Esta etapa consiste em uma nova oportunidade para quem será reprovado na 1ª etapa, na prova objetiva. Esta primeira parte do exame está prevista para acontecer somente no dia 17 de agosto.

44º exame da OAB: Edital de reaproveitamento saiu

O edital foi apresentado oficialmente na manhã desta segunda-feira (7). Como acontece em todas as etapas, o documento foi disponibilizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em uma aba específica na FGV Conhecimento.

Para acessar o documento na íntegra, clique aqui e será direcionado.

Com isso, quem foi aprovado no Exame 43, pode agora reaproveitar a nota para seguir na seleção. Além disso, também já foram confirmadas oficialmente as datas das provas para o exame da OAB:

  • Prova objetiva (1ª fase): 17 de agosto de 2025
  • Prova prático-profissional (2ª fase): 19 de outubro de 2025

Confira também outras etapas importantes deste exame que já foram confirmadas pela OAB:

  • Divulgação do gabarito preliminar da 1ª fase: 17 de agosto de 2025
  • Divulgação do resultado final da 1ª fase: 17 de setembro de 2025
  • Divulgação dos locais da prova da 2ª fase: 13 de outubro de 2025
  • Realização da prova da 2ª fase: 19 de outubro de 2025
  • Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova da 2ª fase: 19 de outubro de 2025
  • Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar da 2ª fase: 11 de novembro de 2025
  • Divulgação do resultado final do 44º Exame da OAB: 26 de novembro de 2025

Quem pode participar do exame da OAB?

Serão considerados aptos a participarem da prova, os candidatos nas seguintes situações:

  • Estudantes matriculados nos dois últimos semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito, com previsão de conclusão até 31 de dezembro de 2025;
  • Portadores de diploma estrangeiro em Direito, desde que revalidado no Brasil até o fim do segundo semestre de 2025, conforme previsto no §2º do art. 48 da Lei nº 9.394/1996.

A prova da 1ª fase, conhecida como prova objetiva, consiste em 80 questões de múltipla escolha e para ser aprovado, o candidato precisa acertar ao menos 40 questões, tendo aproveitamento mínimo de 50%.

Já na 2ª fase, a prova prático-profissional consiste na redação de uma peça processual (vale 5 pontos), além da implicação de quatro questões discursivas (vale 1,25 ponto cada). Ao todo, o candidato precisa somar ao menos 6 pontos para ser aprovado, configurando aproveitamento mínimo de 60%.

Confira abaixo a relação completa de cidades que receberão este exame da OAB:

(Foto: Reprodução)