O Governo Federal, através do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), apresentou um informe comunicando uma alteração importante no atual ciclo do Bolsa Família. A folha de pagamento, que seria disponibilizada já nesta segunda-feira (7), foi adiada e já tem uma nova data confirmada.

O Governo não informou o motivo que gerou a alteração no cronograma, mas de acordo com o documento, o aplicativo estará indisponível para algumas funções, como a consulta do extrato de pagamento, por exemplo. Vale lembrar que a geração da próxima folha, referente ao pagamento da parcela de agosto, inicia já na próxima semana.

Qual a nova data de atualização do aplicativo do Bolsa Família?

As novas informações do aplicativo do Bolsa Família para os beneficiários acontecerá nesta quarta-feira (9). O Governo garante que a partir desta data, o aplicativo estará em pleno funcionamento e com todos os dados atualizados.

Além de apresentar informações como a data em que o valor será disponibilizado, o valor que será destinado na próxima parcela e também sobre os parâmetros de renda que são estabelecidos atualmente, outra questão importante com a atualização do aplicativo é a notificação para quem possui irregularidades no cadastro.

A partir disso, o beneficiário deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município para atualizar o cadastro e se for feito rapidamente, já poderá receber os valores do Bolsa Família no próximo ciclo em caso de autorização.

Cumprida a etapa da atualização do aplicativo, resta ao Governo somente cumprir o calendário de pagamentos aos beneficiários. De acordo com o cronograma original, os repasses se estenderão entre os dias 18 e 31.

Confira o calendário completo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de julho Sexta-feira
2 21 de julho Segunda-feira
3 22 de julho Terça-feira
4 23 de julho Quarta-feira
5 24 de julho Quinta-feira
6 25 de julho Sexta-feira
7 28 de julho Segunda-feira
8 29 de julho Terça-feira
9 30 de julho Quarta-feira
0 31 de julho Quinta-feira

Vale lembrar também que os mais de 613 mil beneficiários residentes no Rio Grande do Sul terão o pagamento da atual parcela já disponibilizado no primeiro dia do calendário. Por conta das chuvas ocorridas recentemente, o Governo e o MDS autorizaram algumas medidas que envolvem programas sociais e dentre elas, está a antecipação do Bolsa Família.

A tendência é de que, para o mês de agosto, os beneficiários gaúchos terão de seguir o calendário habitual do programa.

Embora ainda não tenha divulgado oficialmente os dados e informações, a projeção é de que novamente o custo do programa aos cofres públicos com a parcela deste mês seja de aproximadamente R$ 13 bilhões. Para todo o ano de 2025, o custo pode superar os R$ 160 bilhões.

No mês passado, o número de famílias recebedoras do Bolsa Família chegou a 20.49 milhões. Comparado ao início deste ano, mais de 400 mil famílias foram retiradas da folha de pagamento após as mudanças nos critérios de fiscalização.