Na última segunda-feira, 31 de julho, a Petrobras anunciou a convocação de 2.710 aprovados em dois concursos realizados ultimamente, ambos para cadastro de reserva.

Um deles, de nível superior realizado em 2021, irá admitir 1.350 novos empregados, com ênfase em engenharia, analistas de sistemas, cientistas de dados, administradores, economistas, geólogos e geofísicos.

Já o outro de nível técnico realizado em 2023, vai chamar 820 profissionais aprovados para atuação na produção do Campo de Búzios, na Bacia de Santos, a 180 km do Rio de Janeiro, e também no setor de refino da companhia.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que todos os aprovados dos dois cadastros de reserva serão contratados. Ele ressaltou que a chegada de mais de duas mil pessoas representa um grande progresso para a equipe da Petrobras.

"Estamos admitindo 100% desses dois cadastros de reserva. Muito em breve, mais de duas mil pessoas vão realizar o sonho de ser Petrobras. É sempre bom poder contar com novos talentos que chegam motivados e com novas visões para o negócio e processos de trabalho", explicou.

Salários e benefícios concurso Petrobras

No último edital, todas as oportunidades foram voltadas para candidatos de nível médio/técnico, com ganhos oferecidos de até R$ 5.563,90. A Petrobras informou que não era necessário apresentar experiência profissional para concorrer às vagas.

Já nas carreiras de nível superior, o salário é de R$ 11.716,82. Há ainda vantagens e benefícios específicos de cada área.

- Veja aqui como foram estes últimos 2 concursos

Além do atrativo salário, a empresa também proporciona benefícios adicionais, como a previdência complementar, que é opcional, e um abrangente plano de saúde que inclui cobertura médica, hospitalar, odontológica, psicológica e auxílio farmácia. Além disso, a Petrobras oferece benefícios educacionais para dependentes dos funcionários. O processo de contratação ocorre conforme as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

As convocações dos novos aprovados poderão ser acompanhadas pelos candidatos no site da Petrobras. A lista é atualizada rotineiramente pela estatal.

Petrobras fará novo concurso público

A companhia deve anunciar ainda a abertura de um novo concurso público até o final de 2023 com o objetivo de preencher mais 458 vagas de nível técnico. O edital será elaborado considerando a previsão de destinar 20% das vagas para candidatos negros e mais 20% para Pessoas com Deficiência (PcD).

A diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, enfatizou o compromisso da empresa com a promoção da diversidade. Ela ressaltou que a empresa valoriza a inclusão e reconhece a importância das experiências diversas, pois acredita que tais vivências são fundamentais para consolidar a Petrobras como um ambiente inclusivo e que valoriza as diferenças como uma oportunidade de crescimento.

"A diversidade ganha cada vez mais espaço na nossa empresa. É um valor com o qual nos comprometemos porque enxergamos que vivências plurais são motores para consolidarmos a Petrobras como um ambiente inclusivo e que abraça as diferenças como uma oportunidade de crescimento", disse Coppetti.