A Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) prendeu, em flagrante, neste último domingo, dia 24 de maio de 2024, cinco pessoas suspeitas de fraude durante as provas do concurso público da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).

Não houve a divulgação dos nomes dos candidatos presos, contudo, de acordo com a banca organizadora do concurso, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), os candidatos presos estavam com equipamentos eletrônicos durante a realização da prova.

A primeira detenção ocorreu nos bairros de Cruz das Armas, na escola Papa Paulo VI. Na ocorrência um candidato estava portando um telefone celular escondido dentro da roupa íntima.

A segunda detenção ocorreu na escola Presidente João Goulart, no Bairro Castelo Branco. Na ocorrência um candidato foi flagrado com um fone de ouvido que funcionaria como de forma similar a um ponto eletrônico.

Ponto eletrônico aprendido pela PM-PB
Ponto eletrônico aprendido pela PM-PB

Já na escola João Pereira Gomes Filho, no Bairro Portal do Sol, houve a ocorrência de um candidato foi detido ao portar um ponto eletrônico, durante a realização das provas.

Em outra detenção uma candidata foi flagrada com o aparelho celular nas roupas íntimas. O local de prova dessa última prisão não foi divulgado.

A Prefeitura de João Pessoa informou que devido ao rigoroso trabalho da equipe de fiscais, estes candidatos que faziam uso de dispositivos eletrônicos foram presos. Após os flagrantes, os suspeitos foram encaminhados à Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, para as medidas cabíveis.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), comissão responsável pela organização do certame, cerca de 6.000 mil candidatos não compareceram ao concurso, representando uma média de 27% no número de abstenções e cerca de 2 mil pessoas trabalharam na aplicação das provas, que foram realizadas em 66 locais distintos da cidade.

Em nota, a Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) informou ainda que reforçou a segurança no entorno dos 66 locais que houveram a realização das provas. Além disso, atuou no cumprimento dos mandados de prisão e atuou ainda nas ocorrências de flagrante em tentativas de fraude no concurso.

Ainda, segundo relatos de outros candidatos, algumas pessoas que chegaram aos locais de prova e notaram a fiscalização com detector de metais, acabaram desistindo de fazer as avaliações.