O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), banca organizadora do concurso da Polícia Civil do Espírito Santo, libera o gabarito oficial das provas objetivas, permitindo que os concorrentes confiram seu desempenho e avaliem as chances de avançar às próximas etapas do certame.

As provas foram aplicadas no domingo, 1º de fevereiro de 2026, em seis municípios capixabas (Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória), e marcaram o início efetivo da seleção para o cargo de Oficial Investigador de Polícia. Com remuneração inicial de R$ 8.539,34, além de auxílio-alimentação de R$ 800,00, o cargo oferece jornada de 40 horas semanais e atraiu candidatos de todas as regiões do Espírito Santo e de outros estados.

Com a divulgação do gabarito, abre-se também o prazo para interposição de recursos contra as questões da prova objetiva. A partir disso, a banca deverá analisar eventuais inconsistências e, posteriormente, publicar o gabarito definitivo, além do resultado preliminar da primeira etapa.

Total de inscritos

O concurso da Polícia Civil do Espírito Santo registrou 49.139 inscritos, todos concorrendo ao cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP). A prova objetiva tem peso decisivo para a classificação inicial dos candidatos e para a convocação às fases subsequentes, especialmente o Exame de Aptidão Física (TAF) - veja a demanda de inscritos para o cargo.

Etapas do concurso

O concurso PC-ES 2025 é composto por seis etapas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme previsto em edital:

1ª Etapa: Prova objetiva

A prova objetiva foi constituída de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, totalizando 100 pontos. Para permanecer na seleção, o candidato precisava alcançar pelo menos 50 pontos e não poderia obter nota zero em nenhuma disciplina.

As provas ocorreram no dia 1º de fevereiro de 2026, em diferentes cidades do Espírito Santo. O gabarito preliminar foi disponibilizado no site do Ibade em 2 de fevereiro, e agora a banca libera o gabarito oficial, após análise inicial das respostas e eventuais ajustes técnicos.

2ª Etapa: Exame de Aptidão Física (TAF)

  • Caráter: Eliminatório
  • Objetivo: Avaliar agilidade, resistência muscular e capacidade aeróbica dos candidatos.
  • Critério de aprovação: Resultado APTO em todos os exercícios.

Requisitos mínimos:

Exercício Masculino Feminino Tentativas
Flexão de braço na barra fixa Mínimo de 3 repetições Sustentação isométrica por 10 segundos Duas
Impulsão horizontal 1,70 m 1,30 m Duas
Flexão abdominal (remador) 33 repetições em 1 min 28 repetições em 1 min Duas
Corrida de 12 minutos 2.200 m 1.800 m Uma

O candidato deve apresentar atestado médico, emitido com até 30 dias de antecedência, certificando aptidão para esforço físico.

3ª Etapa: Exame de Saúde

  • Caráter: Eliminatório
  • Objetivo: Verificar se o candidato possui condições físicas e mentais compatíveis com o exercício do cargo.

Entre os exames obrigatórios estão: hemograma completo, glicemia, exames de urina, raio-X de tórax e coluna, ultrassonografia abdominal, avaliações neurológica, oftalmológica, cardiovascular, psiquiátrica, além de exame toxicológico, com janela mínima de detecção de 60 dias, exigindo resultado negativo.

4ª Etapa: Exame Psicotécnico

  • Caráter: Eliminatório
  • Objetivo: Avaliar se o candidato possui o perfil psicológico exigido para a função de Oficial Investigador de Polícia.

Os resultados possíveis são: APTO, INAPTO ou FALTOSO. A avaliação também verifica a aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo e considera características como controle emocional, capacidade de julgamento, empatia, disciplina e resistência à fadiga psicofísica.

5ª Etapa: Investigação Criminal e Social

  • Caráter: Eliminatório
  • Responsável: Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Corregedoria Geral e Comissão de Investigação Social.

A etapa verifica a idoneidade moral e a conduta social do candidato, mediante análise de documentos como certidões criminais, comprovantes eleitorais, militares, declaração de bens e Ficha de Informações Confidenciais (FIC). O resultado pode ser INDICADO ou CONTRAINDICADO, sendo este último eliminatório.

6ª Etapa: Curso de Formação Profissional

  • Caráter: Classificatório e eliminatório
  • Responsável: PCES, com apoio do Ibade.

Os candidatos aprovados nas etapas anteriores serão convocados conforme a classificação obtida na prova objetiva. Durante o curso, os participantes receberão bolsa correspondente a 50% do subsídio inicial do cargo. A classificação final do concurso será definida pela soma das notas da prova objetiva e do curso de formação.

Classificação para o Curso de Formação Profissional

A classificação para o Curso de Formação será feita com base na nota final da prova objetiva, condicionada à aprovação nas etapas de TAF, Exame de Saúde, Exame Psicotécnico e Investigação Criminal e Social.

Em caso de empate, após aplicação do Estatuto do Idoso, terá preferência o candidato que obtiver, sucessivamente:

  1. a) Maior número de pontos em Língua Portuguesa;
    b) Maior pontuação em Noções de Informática;
    c) Maior pontuação em Raciocínio Lógico e Matemática;
    d) Maior pontuação em Noções de Contabilidade;
    e) Maior pontuação em Noções de Administração Geral e Pública;
    f) Ter exercido efetivamente a função de jurado;
    g) Persistindo o empate, maior idade, considerando data e hora do nascimento.

Recursos e pedidos de revisão

Os candidatos podem apresentar recurso contra qualquer questão da prova objetiva, desde que devidamente fundamentado, no prazo de até dois dias úteis após a divulgação do gabarito oficial preliminar.

O recurso deve ser enviado exclusivamente pelo formulário disponível na área do candidato no site do Ibade, sendo permitido apenas um recurso por questão. Recursos com campos em branco, informações incompletas ou fora do prazo serão automaticamente desconsiderados.

Após o julgamento, eventuais questões anuladas terão seus pontos atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, garantindo isonomia no processo seletivo.

Cronograma do concurso

Confira as principais datas do concurso PC-ES 2025:

  • Prova objetiva: 01/02/2026
  • Gabarito preliminar: 02/02/2026
  • Resultado da objetiva e convocação para TAF: 18/03/2026
  • TAF: 21 a 29/03/2026
  • Resultado final do TAF e convocação para Exame de Saúde: 22/04/2026
  • Exame de Saúde: 11 a 17/05/2026
  • Resultado final e convocação para psicotécnico: 10/06/2026
  • Psicotécnico: 21/06 e 26/07/2026
  • Resultado final do psicotécnico: 02/09/2026
  • Heteroidentificação e investigação social: 12 e/ou 13/09/2026
  • Resultado final da heteroidentificação: 06/10/2026

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período, a critério da Polícia Civil do Espírito Santo.