A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ adiou a aplicação das provas objetivas do seu concurso público, que estavam previstas para ocorrer no dia 01 de outubro de 2023. A seleção pretende preencher 25 vagas no Curso de Formação de Cabos do Quadro Auxiliar de Saúde (QAS - QPMP-6) para a graduação de Cabo Policial Militar Especialista na carreira de Técnico em Enfermagem.

Cerca de 17 mil candidatos se inscreveram e aguardam nova data para realização das avaliações. Conforme o documento publicado, o adiamento da aplicação da prova se deu por conta das irregularidades identificadas nas provas para Soldado e que também foram aplicadas pela mesma banca organizadora - IBADE.

Veja o pronunciamento:

dd
Concurso da PMERJ: Provas adiadas

Para participar da seleção foi requerido ensino médio completo e conclusão de curso de nível técnico de enfermagem fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Os candidatos ainda devem apresentar registro ativo no respectivo Conselho Regional de Enfermagem.

O concurso contou com 16.996 candidatos inscritos que concorrem a uma remuneração de R$ 4.637,26 enquanto Aluno Cabo PM Especialista e de R$ 6.028,45 quando estiver formado. - Confira a homologação das inscrições

Prova Objetiva

Os candidatos serão convocados em nova data para realizar as provas objetivas com duração de 4h, para responder a 80 questões de múltipla escolha, sobre os seguintes conteúdos:

fc
Concurso PMERJ: Prova Objetiva

Gabarito PMERJ

Os gabaritos preliminares serão divulgados dois dias após a aplicação da prova. Os cartões de respostas estarão disponíveis no site da empresa organizadora até 15 dias após a divulgação do resultado da Prova Objetiva.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo 60% dos pontos da prova objetiva e não zerar nenhuma disciplina.

Caso o candidato considere necessário, poderá interpor recursos contra o gabarito preliminar da prova, através do envio de formulário específico disponível on-line no site da empresa organizadora - IBADE.

As respostas aos recursos contra o gabarito da Prova Objetiva e o resultado preliminar da Prova Objetiva estavam previstos para serem publicados no dia 08 de novembro, porém, com as novas mudanças, devem ocorrer em nova data.

Próximas etapas - Concurso PMERJ

Além da prova objetiva, os candidatos realizarão as seguintes etapa de seleção:

  • Preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) e Verificação dos Requisitos para Inscrição, de caráter eliminatório;
  • Teste de Aptidão Física - TAF, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
  • Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Documental, de caráter eliminatório;
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório.

Teste de Aptidão Física

De caráter eliminatório, o Teste de Aptidão Física será realizado em até 90 dias após a aplicação da prova objetiva. A avaliação será no Centro de Educação Física e Desportos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CEFD).

O teste de Aptidão Física será composto pelos seguintes testes:
CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO:

  • Teste de Flexão Abdominal: > ou = 36 repetições em 60 segundos.
  • Corrida de 2.400m: < ou = 12 (doze) minutos.

CANDIDATAS DO SEXO FEMININO:

  • Teste de Flexão Abdominal: > ou = 26 repetições em 60 segundos.
  • Corrida de 2.400m: < ou = 14 minutos

Prova de Títulos

A prova de títulos, de caráter classificatório, será realizada como a última etapa antes da incorporação do candidato. Os títulos deverão ser entregues na data, horário e local a ser divulgado em edital de convocação. Serão aceitos os seguintes títulos:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PONTUAÇÃO A SER ATRIBUÍDA
Experiência profissional comprovada na administração pública militar, na categoria Profissional de Técnico em Enfermagem 2,0 pontos a cada ano comprovado. (Máximo: 03 anos)
Pontuação Máxima: 6,0
Experiência profissional comprovada na administração pública civil, na categoria Profissional de Técnico em Enfermagem 2,0 pontos a cada ano comprovado. (Máximo: 03 anos)
Pontuação Máxima: 6,0
Experiência profissional comprovada em empresa privada, na categoria Profissional de Técnico em Enfermagem 1,0 pontos a cada ano comprovado.
(Máximo: 06 anos)
Pontuação Máxima: 6,0
Experiência profissional comprovada como contribuinte individual, na categoria Profissional de Técnico em Enfermagem.
1,0 pontos a cada ano comprovado (Máximo: 02 anos)
Pontuação Máxima: 2,0

O concurso possui validade de 60 dias, a contar da data de homologação do resultado final e classificação para matrícula no Curso de Formação de Cabos do Quadro Auxiliar de Saúde (QAS - QPMP-6), a ser divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.