A Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, anunciou seus novos concursos para 2.678 vagas. Serão duas seleções, destinadas às áreas de Educação e Saúde e já contam com banca organizadora definida.

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi escolhido para organizar os concursos nas Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e de Saúde (SEMUSA). A contratação consta no Termo de Dispensa de Licitação nº 10/2026, divulgado no Portal Nacional de Contratações.

A instituição ficará responsável pelo planejamento, organização, operacionalização, execução e acompanhamento dos certames, que terão vagas para provimento de cargos efetivos e formação de cadastro de reserva.

Educação terá 430 vagas

Para a SEMED, estão previstas 430 vagas, 165 vagas imediatas e 265 para cadastro de reserva.

O maior número de oportunidades está concentrado no cargo de Professor Nível II - Séries Iniciais, que contará com 165 vagas imediatas e outras 165 para formação de cadastro de reserva. Também estão previstas vagas para:

  • Especialista em Educação - Supervisão Escolar: 25 para cadastro de reserva;
  • Especialista em Educação - Orientação Escolar: 25 para cadastro de reserva;
  • Agente de Secretaria Escolar: 50 para cadastro de reserva.

De acordo com o Termo de Referência, a avaliação deverá variar conforme o nível de escolaridade. Para os cargos de nível superior, a prova objetiva terá pelo menos 40 questões, sendo 15 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos.

Para Agente de Secretaria Escolar, de nível médio, a previsão é de uma avaliação com, pelo menos, 30 questões, divididas entre 10 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos.

Os cargos de nível superior também deverão contar com prova discursiva, abordando temas relacionados à área pedagógica, gestão escolar e conhecimentos específicos.

Saúde terá 2.248 oportunidades

O maior concurso será realizado para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). O Termo de Referência prevê 2.248 oportunidades, sendo 659 vagas imediatas e 1.589 para cadastro de reserva.

A seleção deverá abranger 47 cargos e especialidades, contemplando profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Entre as funções previstas estão médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, odontólogos, técnicos em enfermagem, técnicos em laboratório, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, assistentes administrativos e motoristas.

Entre os cargos com maior quantidade de vagas imediatas estão Motorista de Veículos de Transporte de Cargas e Passageiros, com 58 vagas; Técnico em Enfermagem, com 43; Auxiliar de Farmácia, com 43; Agente Comunitário de Saúde, com 43; Agente de Combate às Endemias, com 40; e Assistente Administrativo, com 38 vagas.

A estrutura das provas também será definida conforme o cargo. Para as funções de nível superior, estão previstas 50 questões objetivas, sendo 15 de conhecimentos gerais e 35 de conhecimentos específicos.

Para os cargos técnicos, a avaliação deverá ter pelo menos 40 questões, enquanto as funções de nível fundamental ou médio operacional terão, no mínimo, 30 questões.

Os candidatos de nível superior também poderão ser submetidos a prova discursiva. O Termo de Referência prevê ainda a possibilidade de prova prática para determinadas funções, entre elas Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Auxiliar de Odontologia.