O Governo Federal informou nesta segunda-feira que a prova de vida digital para servidores públicos segurados do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social já está disponível. Os beneficiários que têm biometria cadastrada no TSE ou no Denatran não precisam agora mais se deslocar até uma agência bancária para comprovar a situação.

O anúncio foi feito nesta manhã e agora os cerca de 700 mil aposentados desse grupo podem fazer a prova de vida online, desde que tenham a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran. "A prova de vida digital evita o deslocamento e permite que a pessoa realize o procedimento a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento a este público", disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

O serviço pode ser acessado por meio do aplicativo SouGov.br, canal exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados. O novo app substitui o aplicativo Sigepe Mobile.

Como fazer a prova de vida online

A comprovação digital dos dados é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo SouGov.br. Além disso, o aplicativo permite acompanhar a situação da prova de vida e obter o comprovante, além de receber notificações para lembrar do prazo para realizar uma nova comprovação.

Como faço para realizar a Prova de Vida pelo aplicativo SouGov.br?

A Prova de Vida é realizada por meio da validação facial e o usuário deverá então seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site gov.br,;
  2. instalar em seu celular, o aplicativo SouGov.br para iOS ou SouGov.br para android o também o aplicativo Meu gov.br;
  3. Após instalação dos aplicativos, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção "Prova de Vida" para saber se a sua situação está "Regular, "Pendente" ou "Em Atraso";
  4. Se estiver "pendente" ou "em atraso", clicar em "instruções para a prova de vida";
  5. Clicar em "Entendi! Abrir Meu gov.br", para ser direcionado para o aplicativo Meu gov.br;
  6. No aplicativo "Meu gov.br", clique em "Entrar com gov.br". Digite o seu CPF e clique em "Avançar", em seguida, digite sua senha e clique em "Entrar"
  7. Clique em "Autorizar" e depois em "Realizar Validação":
  8. Clique em permitir (acesso à câmera do smartphone) e siga as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois clique no botão marcado para tirar foto;
  9. Após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da sua Prova de Vida.

Um passo a passo explicativo é disponibilizado também pelo site do Governo em https://www.gov.br/servidor

Quem não tiver a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran, ou não optar pela comprovação digital, deve fazer a prova de vida no banco em que recebe o provento ou benefício.