Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de março, o então governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou o novo reajuste salarial dos servidores públicos do estado. Conforme o pronunciamento, o valor corrigido deve compreender 18%.

De acordo com a proposta do executivo, o reajuste deve ser pago em três parcelas até o ano de 2025. Desta forma, somará:

  • 6% em julho de 2023;
  • 6% em julho de 2024 e
  • 6% em julho de 2025.

O reajuste salarial é esperado por todo o funcionalismo público do Distrito Federal, uma vez que foi um dos compromissos firmados em campanha pelo então governador Ibaneis Rocha. Serão contemplados nesta correção os servidores ativos, aposentados e pensionistas civis da administração.

Inicialmente, o impacto previsto pelo aumento é de R$ 1,3 bilhão por ano dos cofres públicos do estado, que deve resultar em R$ 5,3 bilhões da folha de pagamento em 2025. De acordo com Ibaneis:

"Um levantamentos feito pelas secretarias de Fazenda e Planejamento apontam que nossas contas suportam com grau de tranquilidade esses reajustes"

Apesar de ser um benefício para todos os servidores, este não inclui as forças de segurança do estado, que por sua vez, terão o aumento salarial de 18% pago de forma integral ainda em 2023. Neste caso, estão incluídos policiais civis, militares, penais e bombeiros.

Até o momento, o projeto está sendo encaminhado para aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A previsão era de que o reajuste fosse aplicado ainda no início do ano, mas por conta de recomendações do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), este será feito somente em julho.