A prefeitura de Porto Velho, Rondônia, anunciou a abertura de um novo concurso público na Secretaria Municipal de Educação municipal (concurso Semed) com 754 vagas. O edital foi homologado pelo prefeito Hildon Chaves nesta terça-feira, 7, e deve ser publicado nos próximos dias. A banca responsável pelo concurso é o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que vai abrir as inscrições já na próxima semana.

O concurso será realizado em julho e, de acordo com o prefeito, os candidatos aprovados devem ser convocados logo em seguida, para atender uma demanda de cerca de 50 mil alunos da rede municipal.

Os novos servidores vão atuar na rede municipal de ensino, em 139 escolas das zonas urbana e rural compreendidas pela Secretaria de Educação. De acordo com a Semed, os cargos ofertados serão de professor, supervisor, orientador, monitor, instrutor de arte, merendeira e zelador. O último concurso público para a educação municipal ocorreu há 10 anos.

Piso salarial do magistério para 2019

Na cerimônia de terça-feira, 7, em que homologou o concurso, o prefeito Hildon Chaves afirmou que o Executivo Municipal vai respeitar o piso salarial nacional dos professores, atualizado em 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, o vencimento oferecido pelo novo certame para a categoria deve ser de R$ 2.557,74, referente a jornada de 40 horas semanais.

Último concurso público da Semed

O último concurso da Secretaria de Educação de Porto Velho ocorreu em 2009. A seleção para os cargos de Professor e Especialista em Educação foi composta de duas etapas: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório e Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório.

Em 2017, a Semed realizou um processo seletivo simplificado para a contratação de professores temporários. A seleção foi feita por meio de Prova Objetiva, dividida em 15 questões de Língua Portuguesa, 05 questões de Raciocínio Lógico/Matemático, 05 questões de noções de informática e 15 questões de Conhecimentos Específicos.