Atenção aprovados em cadastro de reserva no último concurso da Receita Federa! O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) encaminhou nesta semana um Oficio à Receita Federal, requerendo o agendamento de uma reunião cuja pauta será a expectativa e o planejamento, por parte da Receita Federal, de nomeação dos candidatos aprovados no ultimo certame realizado pelo órgão, aprovados além do número de vagas inicialmente ofertadas e que compõem o cadastro de reserva do concurso público.

Segundo recentemente divulgado pelo sindicato, foi encaminhado um oficio à Receita Federal e realizadas indagações que deverão ser respondidas na futura reunião, dentre as quais a expectativa temporal para a nomeação de candidatos aprovados em cadastro de reserva; a expectativa temporal para realização do próximo Curso de Formação Profissional (CFP) de Analistas-Tributários; bem como à expectativa cronológica para a realização de novo concurso público.

Ainda, no mesmo oficio encaminhado a Receita Federal, o Sindireceita requereu a presença de um representante da Comissão de Aprovados no Concurso Público da RFB no futuro encontro, citando a ausência de impedimento legal para tanto e citando ainda precedentes de reuniões realizadas em reuniões da Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) com a presença de representantes de comissões de aprovados em outros certames.

Concurso:

O concurso da Receita Federal ocorreu em 2023. Na oportunidade foram ofertadas 699 vagas totais, das quais 230 vagas foram abertas para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita e 469 vagas foram abertas para os cargos de Analista-Tributário da Receita.

A época, o salário para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita era de R$ 21.029,09. Já o salário para o cargo de Analista-Tributário da Receita o salário ofertado era de R$ 11.684,39. Para ambos os cargos, o requisito era possuir ensino superior completo, em qualquer área de formação.

As provas foram realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os candidatos aprovados para o cadastro de reserva superaram questões de prova objetiva; questões de prova discursiva; pesquisa de vida pregressa. Para a posse terão ainda que passar por curso de formação profissional.