Saiu o edital do vestibular da UFRGS 2024. O documento foi publicado no portal da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao todo, a universidade federal vai ofertar 4.023 vagas para ingresso em cursos de graduação no próximo ano.

No primeiro semestre (2024/1) serão 2.654 oportunidades abertas, além de outras 1.369 no segundo semestre (2024/2). Além do vestibular, a UFRGS conta com o Sisu como sistema de seleção para preencher 30% das vagas.

Novidade - O Vestibular 2024 da universidade federal conta com a oferta de 21 vagas no curso de licenciatura em Educação no Campo (Campus Litoral Norte - Tramandaí). O curso de licenciatura em Pedagogia irá oferecer 42 vagas no período noturno e outras 42 no turno da manhã. Por fim, o curso de Química (bacharelado diurno) oferta, já no momento da inscrição, 21 vagas para Química e 28 vagas para Química Industrial.

Inscrição Vestibular UFRGS 2024

Os candidatos devem ficar atentos pois as inscrições para o Vestibular UFRGS 2024 iniciam já neste mês. O período vai das 00h do dia 28 de agosto até as 23h59min do dia 25 de setembro, pelo site http://www.vestibular.ufrgs.br/. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 180 que deve ser paga até 26 de setembro.

A Coperse publicou no dia 16 de agosto o resultado preliminar da isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2024 - consulte aqui. Foi aberto prazo até 18 de agosto para o candidato que deseja interpor recurso e o resultado final sai no dia 25/08.

O sistema de ingresso na UFRGS irá preencher as vagas por acesso universal (ampla concorrência) e por Acesso Universal (Ampla Concorrência) e Reserva de Vagas. O candidato que desejar concorrer também às vagas destinadas ao sistema de ingresso por Reserva de Vagas deverá assinalar sua opção no ato da inscrição neste processo seletivo.

Neste caso, o candidato deverá assinalar apenas uma das seguintes modalidades:

  • a) modalidade L1 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
  • b) modalidade L2 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • c) modalidade L3 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
  • d) modalidade L4 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • e) modalidade L9 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e que seja pessoa com deficiência;
  • f) modalidade L10 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
  • g) modalidade L13 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e que seja pessoa com deficiência;
  • h) modalidade L14 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.

Provas ocorrem em novembro

Conforme o edital, as provas do vestibular 2024 da UFRGS serão realizadas em duas datas - dias 25 e 26 de novembro de 2023. A aplicação terá duração de 5 horas e 30 minutos, com início previsto para as 14h.

O primeiro dia vai compreender os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Já o segundo dia terá as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. As provas de múltipla escolha compreendem 15 questões de cada disciplina.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer uma das cinco provas de Língua Estrangeira Moderna: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, independentemente do curso a que estiver se candidatando.

Locais de provas

As provas do CV 2024 serão aplicadas nas seguintes cidades do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. A lotação dos candidatos fora de Porto Alegre será feita por ordem de inscrição, considerando o número de candidatos a serem atendidos em cada município.

Os locais de prova sairão individualmente no Portal do Candidato a partir do dia 06 de novembro de 2023. O gabarito preliminar será divulgado pela universidade às 09h do dia seguinte de sua realização no site http://www.vestibular.ufrgs.br/.