Questões filtradas por: cargo de professor

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001 Matéria: Pedagogia Órgão: SEAP-DF Ano: 2014

O projeto político-pedagógico deve ser construído coletivamente pelos atores escolares. Nesse movimento de construção, a escola deve elaborar um plano de ação no qual explicitará objetivamente como pretende alcançar os próprios objetivos e resolver as questões apresentadas a partir do diagnóstico de sua realidade. Acerca desse tema, é correto afirmar que a definição de objetivos no plano de ação tem a função de expressar

002 Matéria: Pedagogia Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Em uma sala de alfabetização, a professora escreveu as seguintes palavras no quadro negro (lousa):
CABELU – LIVRU – SAPATU
Com relação às possibilidades de trabalho pedagógico, analise as afirmativas a seguir.
I. No caso da alfabetização, o erro não deve ser a base do trabalho pedagógico, e a exposição dos alunos a palavras escritas deve ser evitado.
II. O trabalho envolve a exploração das variações sonoras do O-U de forma que os alunos reconheçam que alguns grafemas representam o mesmo valor sonoro.
III. Atividades parecidas poderiam ser desenvolvidas com palavras com as vogais E-I.
Assinale:

003 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: IF-SP Ano: 2011

O indicador financeiro que mede a capacidade da empresa de fazer frente a suas despesas financeiras contratuais é denominado:

004 Matéria: Química Órgão: IF-SP Ano: 2011

Para abordar o tema equilíbrio químico, um professor nas aulas de química analítica apresentou dois sistemas em equilíbrio químico para discussão do princípio de Le Châtelier. O sistema A, em solução aquosa, refere-se ao equilíbrio dos íons dicromato (laranja) e cromato (amarelo). O sistema B, em fase gasosa, envolve os gases NO2 (castanho) e N2O4 (incolor).

sistema A: Cr2O7 2- (aq) + H2O (l) ⇄2 CrO42-(aq) + 2 H+ (aq)

sistema B: 2 NO2 (g) ⇄ N2O4 (g) ΔHo = -58 kJ

Cada sistema em equilíbrio foi submetido, separadamente, a duas perturbações, descritas a seguir:

I – Foram adicionadas gotas de solução de NaOH no sistema A.
II – Foram adicionadas gotas de solução de HCl no sistema A.
III – Foi aumentada a pressão do sistema B por meio de redução de volume.
IV – O sistema B foi aquecido.

Pode-se afirmar que as cores predominantes dos sistemas A e B após as perturbações I, II, III e V, foram, respectivamente,

005 Matéria: Pedagogia Órgão: SESC-PE Ano: 2013

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, para a Educação Básica, Resolução n° 04, de 13 de julho/2010, a escolha da abordagem didático-pedagógica disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar pela escola deve orientar o projeto político-pedagógico, subsidiando a organização da matriz curricular, a definição de eixos temáticos e a constituição de redes de aprendizagem, que devem resultar em um pacto estabelecido entre todos os

006 Matéria: Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Órgão: SEDUC-CE Ano: 2013

Com relação ao disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta acerca do direito à educação.

007 Matéria: Pedagogia Órgão: SEAP-DF Ano: 2014

Condicionantes de ordem econômica, política e cultural afetam a prática escolar, implicando diferentes concepções de sociedade, de homem, de escola e de educação. Essas concepções se materializam em tendências pedagógicas que se fazem presentes, explícita ou implicitamente, no cotidiano das escolas. Segundo a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola

008 Matéria: Química Órgão: IF-SP Ano: 2011

Dada a equação: 2 NO (g) + Cl 2 (g) ⇆ 2 NOCl (g)

Podemos afirmar que seus constituintes estarão em equilíbrio químico quando:

009 Matéria: Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Assinale a opção que caracteriza corretamente o papel das fontes na construção do conhecimento histórico.

010 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP Ano: 2014

Segundo Verden-Zoller, no livro Amar e Brincar : Fundamentos esquecidos do humano, o Eu é uma dimensão social humana que se realiza por meio da corporeidade e surge como um entrecruzamento específico das diferentes conversações que constituem e definem a comunidade social em que esse Eu vive com outros Eus em mútua aceitação. Assim, toda criança deve adquirir seu Eu. Nessa perspectiva, o professor contribui com a construção do Eu de seus alunos quando

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