Questões filtradas por: cargo de professor

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001
Matéria: República de 1954 a 1964
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Sobre os acontecimentos políticos, econômicos e socioculturais no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), analise as afirmativas a seguir.
I. As eleições para governador, em 1958, mostraram que as mudanças socioeconômicas realizadas contribuíram para a perda de espaço da oligarquia agrária.
II. A seca de 1958 no Nordeste aumentou o desemprego rural e o êxodo populacional, incentivando a criação da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).
III. Em 1958, a seleção brasileira conquistou a Copa do Mundo na Suécia, tornando-se campeã mundial pela primeira vez.
Assinale:

002
Matéria: Cartografia
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

As crianças possuem uma percepção inata das relações de proporção e localização. O trabalho dos docentes deve desenvolver a percepção natural das crianças desde os anos inicias di Ensino Fundamental. Daí a importância de estimular a confecção de desenhos por parte dos alunos. Para isso, o professor propõe a uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental a seguinte atividade: desenhar a sala de aula vista de cima, ou seja, a partir do ponto de vista vertical.
O docente pretende, com essa atividade, introduzir o conteúdo de

003
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano: 2014

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96) disciplina a educação escolar no Brasil. Em seu artigo 13, trata das responsabilidades dos docentes, atribuindo-lhes incumbências, dentre as quais:

004
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano: 2014

Aprender a língua portuguesa, sistema de signos sociais e históricos que nos possibilita significar o mundo e nossa realidade, é aprender não só as palavras faladas e escritas, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais se pode entender e interpretar a realidade e a nós mesmos. Diante dessa compreensão, cabe ao professor organizar ensino que propicie ao aluno oportunidades de

005
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano: 2014

Negros capturados em centenas de povos tribais, principalmente da costa ocidental africana, no Brasil foram submetidos à escravidão e sujeitos a uma rotina de violência e coerção permanente, legado que expressa “(...) a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista”. De acordo com Ribeiro,

006
Matéria: Português
Órgão: SESC-PE
Ano: 2013

HISTÓRIA DO COMÉRCIO

Precisar o período em que as atividades comerciais foram inventadas é um tipo de tarefa praticamente impossível de ser cumprida. Contudo, podemos realizar uma breve projeção sobre como as primeiras trocas comerciais apareceram no cotidiano de certas civilizações. Inicialmente, devemos imaginar que nas primeiras comunidades cada indivíduo ou chefe familiar detinha um tipo especifico de habilidade de trabalho.

Para que a produtividade desse trabalhador se ampliasse, era necessário que ele gastasse um número maior de tempo na realização de suas atividades. Desse modo, garantiria o sustento de sua família com a coleta ou produção necessária para certo intervalo de tempo. Apesar de ser uma solução eficiente, esses trabalhadores não teriam condições suficientes para dedicar seu tempo à realização de outras atividades que também integravam seu universo de necessidades essenciais.

Dessa forma, um trabalhador poderia recorrer aos produtos de um outro para que então pudesse satisfazer as suas necessidades. Por exemplo, um pescador poderia trocar parte de sua mercadoria com um agricultor que tivesse batatas disponíveis para a troca. Assim, as primeiras atividades comerciais se baseavam em trocas naturais em que as partes estipulavam livremente a quantidade e os produtos que poderiam envolver as suas negociações.

Foi daí então que as primeiras moedas apareceram como um meio de dinamizar as atividades comerciais entre os povos.

Desde os primórdios das atividades comerciais, a quantidade de trabalho empregada para a fabricação de uma riqueza ou mercadoria era um pressuposto fundamental para que o preço dela fosse determinado. Assim sendo, a dificuldade de produção de uma riqueza ou a raridade da mesma seriam fatores essenciais que indicariam o seu preço elevado. Em contrapartida, outra mercadoria de fácil obtenção ou de fabricação simples teria uma valoração bem menor.

Progressivamente, vemos que o desenvolvimento do comércio estipulou uma valoração não limitada ao custo natural da mercadoria. Transporte, impostos, salários e outros gastos foram incorporados paulatinamente ao processo de fabricação de tais riquezas. Foi dessa forma que a atividade comercial passou a ganhar ainda mais complexidade entre seus envolvidos. No mundo atual, vemos que a compreensão das atividades comerciais abarca um universo cada vez maior de fatores e variantes.

Disponível em : www.brasilescola.com. (Adaptado)

Segundo o texto,

007
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2013

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, em consonância com suas atuais Diretrizes, deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica na

I. oferta de condições e recursos, para que as crianças usufruam de seus direitos civis, humanos e sociais.

II. assunção da responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;

III. possibilidade da convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.

IV. promoção da igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.

V. construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

Estão CORRETOS os itens

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: SESC-PE
Ano: 2013

A certificação decorrente dos exames de EJA deve ser competência dos sistemas de ensino, de acordo com o preconizado no Título IV da Lei nº 9.394/96. Para melhor cumprimento dessa competência, os sistemas de ensino podem solicitar, sempre que se fizer necessário, para a melhoria de seus exames e certificação de EJA, apoio técnico e financeiro do

009
Matéria: Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.
Órgão: IF-SP
Ano: 2011

Uma amostra de 0,486g de magnésio metálico é adicionada a 500mL de uma solução de ácido clorídrico cujo pH é 1. Qual o pH da solução resultante após todo magnésio ser consumido? Considere que não há variação no volume total da solução.

Dados: Mg = 24,3 g mol -1 ; H = 1,0 g mol -1 ;Cl = 35,5 g mol -1 ; log 2=0,30.

010
Matéria: Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais.
Órgão: IF-SP
Ano: 2011

Um estudante necessita produzir gás hidrogênio a partir de raspas de zinco metálico. Há na bancada do laboratório dois reagentes líquidos concentrados:



De acordo com as previsões do estudante, para produzir a quantidade de gás hidrogênio desejada ele deverá utilizar 500 mL de uma solução 6 mol L-1 preparada a partir de um dos reagentes acima. Indique a alternativa onde são apresentados, respectivamente, a identidade e o volume do reagente concentrado que o estudante deverá utilizar.

Dados: H = 1 g mol -1 ; N = 14 g mol -1 ; O = 16 g mol -1 ; Cl = 35,5 g mol -1 ; Zn = 65,4 g mol -1 .