Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

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001 Matéria: Redação - Reescritura de texto Órgão: Prefeitura de Salvador - BA Ano: 2010

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Considerando-se a fidelidade aos fatos narrados e a qualidade gramatical do Texto II, a redação que descreve uma possibilidade apropriada de transposição da primeira fala de A para o registro escrito culto da língua é:

002 Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. Órgão: Prefeitura de Patos - PB Ano: 2010

Considere a seguinte questão de livro didático de português: Copie no caderno a ideia que resume o texto que você leu. A estratégia de leitura explorada nessa questão é a de identificar:

003 Matéria: Português Órgão: SEE-AL Ano: 2013

imagem-001.jpgCom referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.

Em “Paulo Freire acreditava que a melhor maneira de se ensinar é defender com seriedade e apaixonadamente uma posição” (l.22-24), a oração introduzida por “que” exerce a função sintática de predicativo do sujeito “Paulo Freire”.

004 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MG Ano: 2011

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Estado de Minas: “Na sua opinião, a língua portuguesa
faz jus à fama de difícil ou há equívocos no ensino do
português?

M.A.P: Nenhuma língua é fácil, mas o estudo delas pode
ser muito interessante. O que acontece é o que o ensino
do português – principalmente de gramática- é feito de
equívocos. Estudar a estrutura de uma língua é uma
atividade científca, assim como estudar o sistema solar
ou o funcionamento dos seres vivos. Assim, depende
de observação, de construção de hipóteses, de crítica.
E tem a ver com o estudo da linguagem, que é o mais
importante de todos os fenômenos sociais. Como se vê, o
estudo do português (e me refro sempre principalmente
à gramática) tem tudo para ser, senão fácil, muito
interessante. No entanto, o ensino de português (com
algumas exceções) se concentra na memorização do que
está nas gramáticas, além de uma multidão de regrinhas
e proibições com o objetivo de levar os alunos a conhecer
o “português correto”.

O ensino da língua portuguesa, no aspecto gramatical, na visão do professor Perini signifca:

005 Matéria: Uso da Vírgula Órgão: SEDU-ES Ano: 2008

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Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 21, a substituição do travessão por vírgula prejudica a correção gramatical do período.

006 Matéria: Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre. Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MG Ano: 2011

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Estado de Minas: “Na sua opinião, a língua portuguesa
faz jus à fama de difícil ou há equívocos no ensino do
português?

M.A.P: Nenhuma língua é fácil, mas o estudo delas pode
ser muito interessante. O que acontece é o que o ensino
do português – principalmente de gramática- é feito de
equívocos. Estudar a estrutura de uma língua é uma
atividade científca, assim como estudar o sistema solar
ou o funcionamento dos seres vivos. Assim, depende
de observação, de construção de hipóteses, de crítica.
E tem a ver com o estudo da linguagem, que é o mais
importante de todos os fenômenos sociais. Como se vê, o
estudo do português (e me refro sempre principalmente
à gramática) tem tudo para ser, senão fácil, muito
interessante. No entanto, o ensino de português (com
algumas exceções) se concentra na memorização do que
está nas gramáticas, além de uma multidão de regrinhas
e proibições com o objetivo de levar os alunos a conhecer
o “português correto”.

Baseando-se na entrevista realizada pelo jornal Estado de Minas com o professor Perini, marque a alternativa ADEQUADA em relação ao tipo de texto:

007 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MG Ano: 2011

Um território privilegiado para a observação de muitas características de nossa língua são os textos de humor. Observe o seguinte diálogo:

- Que animal bebe água com a cauda?

- Não faço a menor ideia.

- Ora, todos. Você já viu algum animal tirar a cauda para beber água?

Assinale a alternativa que apresenta uma inferência INADEQUADA sobre o texto.

008 Matéria: Português Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2013



O humor na charge – com Hagar e seu amigo Eddie - deriva de uma quebra de expectativa que se prende ao seguinte fator:

009 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MG Ano: 2011

Leia, atentamente, o texto a seguir, para realizar as
questões de número 26 a 30:


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Observe os verbetes:

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Baseando-se na epígrafe do artigo “Verbetes: um gênero além do dicionário”, de Dionísio (2002), “Seria impossível fazer a história do mundo e descrever a natureza e a história da ciência sem os dicionários ou enciclopédias” (Mário Vilela). Atente para o primeiro parágrafo do texto. As palavras “analfabetismo” e ”analfabeto absoluto” aparecem no mesmo parágrafo. Considerando o signifcado das palavras e das informações contextualizadas no parágrafo, pode-se depreender que:

010 Matéria: Português Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2013

O exemplo de linguagem figurada que se encontra em “aquele verde” recebe o nome de:

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