Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

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001 Matéria: Português Órgão: SEE-AL Ano: 2013

imagem-006.jpgA partir da leitura do texto “Elegia 1938”, julgue os itens a seguir.

Depreende-se do texto que há uma disposição predominantemente otimista do eu-lírico em relação ao “outro século” (l.18) que virá.

002 Matéria: Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre. Órgão: Prefeitura de Patos - PB Ano: 2010

O uso da expressão “Na minha opinião” indica que o texto pertence a um gênero como

003 Matéria: Coesão e coerência Órgão: SEDUC-AM Ano: 2011

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Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens
de 91 a 95.
Na linha 3, a expressão “desses idiomas” retoma, por coesão, o referente “diferentes línguas” (L.2-3).

004 Matéria: Coesão e coerência Órgão: SEDUC-AM Ano: 2011

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Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais,
gramaticais e estilísticos do texto acima.
Contribuem para a coerência textual os seguintes fatores identificados no texto: a continuidade de sentido das frases e o encadeamento lógico das ideias apresentadas.

005 Matéria: Português Órgão: SEE-AL Ano: 2013

imagem-001.jpgCom referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.

Em “Paulo Freire acreditava que a melhor maneira de se ensinar é defender com seriedade e apaixonadamente uma posição” (l.22-24), a oração introduzida por “que” exerce a função sintática de predicativo do sujeito “Paulo Freire”.

006 Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. Órgão: SEDU-ES Ano: 2008

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A partir das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que
se seguem.

A palavra “dicotomia” (L.17), pelos sentidos do texto, está sendo empregada com o significado de divisão em dois termos que se opõem.

007 Matéria: Das Disposições Preliminares Órgão: SEDU-ES Ano: 2008

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei
n.º 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral da criança e do
adolescente, que devem gozar de todos os direitos fundamentais
inerentes à pessoa humana. Com referência a essa lei, julgue os
itens a seguir.

O ECA considera como criança a pessoa de zero a doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade completos. Por essa razão, o ECA não pode ser aplicado às pessoas maiores de dezoito anos.

008 Matéria: Morfologia Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Na flexão dos adjetivos compostos, apenas o segundo elemento recebe a forma de plural, com exceção de alguns casos. Assinale a opção cujo adjetivo mostra corretamente flexão de plural nos dois termos.

009 Matéria: Modernismo Órgão: SEDUC-AM Ano: 2011

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Considerando o texto acima, bem como elementos gerais dos estilos
de época da literatura brasileira, julgue os itens de 85 a 90.
Uma das técnicas básicas da literatura pós-modernista, encontrada em diversos textos brasileiros, é a do pastiche, a qual substitui a noção de paródia típica do Modernismo.

010 Matéria: Pedagogia Órgão: IF-SC Ano: 2014

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), previsto na Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, está regulamentado de acordo com as assertivas a seguir, que devem ser assinaladas (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico retribuição por titulação imediatamente superior a que possui.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
( ) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
( ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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