Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

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001 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Angra dos Reis - RJ Ano: 2011

Os relatórios do SAEB, ao longo de uma década, foram analisados por Gomes em “Novas Perspectivas Sociológicas”. O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou- se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dúvidas quanto à sua efetividade, foi:

002 Matéria: Português Órgão: Prefeitura de Juatuba - MG Ano: 2015

Texto 

Sinais 

Costumamos associar o nome de linguagem à crença secular de que só interagimos sobre uma base comum de referências. A base brasileira, como outras de mesma estirpe, nunca foi tão comum que nos intimidasse nem tão heterogênea que nos esgarçasse.
Historicamente, o brasileiro acostumou-se a fazer atalhos de intimidade, quando a hierarquia e a segregação impediam o contato confortável. Mas, aparte o esforço e o relativo sucesso de conversas e confrontos verbais, há de fato diferentes abismos sociais na interação brasileira: expressões usadas no cotidiano de uma classe social, intransponíveis para o repertório de camadas inteiras da sociedade; a falta de clareza das empresas privadas e órgãos públicos com seus documentos para o consumidor cidadão; a segregação regional, das zonas mais ricas em relação às mais pobres do país; a relação de poder entre o certo e o errado na pronúncia de vocábulos. 
Muros de  incompreensão  se  instalam, de  tal maneira que  é de  desconfiar  se, no  terreno  interpessoal, parte da dificuldade não seja tão social quanto do indivíduo. [...] 
Um cenário impressionante mostra quase 50% de aumento de estudantes surdos matriculados no ensino fundamental e 80% no ensino médio, entre 2008 e 2012. O crescimento da demanda na educação tornou nítido um fosso que a exclusão social havia maquiado. Pois, agora se sabe, parte dos nossos deficientes auditivos é desenvolta em língua de sinais e ignara em português, do qual conhece rudimentos.
Muitos vivem um universo particular, fora do acesso a interações escritas. Esta lacuna está sendo aos poucos preenchida. Novos dicionários especializados e professores empenhados tiram o atraso. Que a linguagem será base mínima em comum ou isolamento comum. Não vida comungada.  

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa, abril de 2014. Ed. Segmento.) 

Considerando o 1º§ do texto, analise as afirmativas acerca das ideias e aspectos linguísticos apresentados. 

I. O emprego das formas verbais “costumamos” e “ interagimos” estabelece uma associação de posicionamentos que  se aproximam entre autor e leitor.
II. De acordo com o autor do texto, a base brasileira é uma exemplificação do exposto no primeiro período do parágrafo.
III. O 2º período do parágrafo poderia ser iniciado com o termo “contudo” preservando-se o sentido original. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 

003 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG Ano: 2010

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TEXTO I:
É bastante comum ouvir leigos falarem sobre línguas primitivas, repetindo até o mito já desacreditado de que há
certos povos cujas línguas consistem apenas de umas poucas palavras complementadas por gestos. A verdade é que todas
as línguas até hoje estudadas, não importa o quanto primitivas as sociedades que as utilizavam nos possam parecer sob
outros aspectos, provaram ser, quando investigadas, um sistema de comunicação complexo e altamente desenvolvido. (...)
Todas as línguas vivas, pode-se presumir, são por natureza sistemas eficientes de comunicação. À medida que se
modificam as necessidades de comunicação de uma sociedade, também se modificará a língua por ela falada, para
atender às novas exigências. O vocabulário será ampliado, seja tomando emprestadas palavras estrangeiras, seja criandoas
a partir de seus próprios vocábulos já existentes.

(Lyons, John. Língua(gem) e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar Edirotes, 1982 / com adaptações)




A respeito da argumentação presente nos Textos I e II, é correto considerar que os pontos de vista dos autores manifestam:

004 Matéria: Hardware - Dispositivos de Armazenamento, Memórias e Periféricos Órgão: SEDU-ES Ano: 2008

Julgue os itens a seguir, relacionados a cópias de segurança e a
sistema de arquivo.

O disquete está entrando em desuso porque já existem alternativas de memórias removíveis com capacidade maior, como, por exemplo, o pendrive.

005 Matéria: Modernismo Órgão: SEDUC-AM Ano: 2011

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Considerando o texto acima, bem como elementos gerais dos estilos
de época da literatura brasileira, julgue os itens de 85 a 90.
João Guimarães Rosa e Clarice Lispector são referência no que concerne à transição de modelos narrativos modernistas para novas fórmulas ficcionais no Brasil.

006 Matéria: Conhecimentos Gerais Órgão: Prefeitura de Juatuba - MG Ano: 2015

Principal bloco econômico do planeta, a União Europeia é  formada por 27 estados  independentes, dentre os quais, NÃO se pode citar: 

007 Matéria: Pedagogia Órgão: IF-SC Ano: 2014

De acordo com determinada abordagem do processo ensino e aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional (Mizukami, 1986). Analise a concepção de avaliação nas diferentes abordagens e numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.
( ) O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.
( ) A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.
( ) A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
( ) A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.
1. Abordagem Tradicional
2. Abordagem Comportamentalista
3. Abordagem Humanista
4. Abordagem Cognitivista
5. Abordagem Sociocultural.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

008 Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. Órgão: SEDU-ES Ano: 2008

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A partir das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que
se seguem.

A palavra “dicotomia” (L.17), pelos sentidos do texto, está sendo empregada com o significado de divisão em dois termos que se opõem.

009 Matéria: Português Órgão: SEE-AL Ano: 2013

imagem-002.jpgNo que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

No trecho “pelos corredores da Escola Estadual Padre Afonso Paschotte, em Mauá, na Grande São Paulo” (l.3-4), os elementos “pelos”, “em” e “na” introduzem circunstâncias locativas.

010 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG Ano: 2010

Imagem 001.jpg.

No 2º§, o autor estabelece entre as necessidades de comunicação de uma sociedade e a língua por ela falada, uma relação de:

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