Questões filtradas por: cargo de professor - língua portuguesa

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Português
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

Analise o período a seguir.

"Ele deixou entrar o garçom antes da hora da festa e não o viu esconder alguns talheres de prata, apesar de ser um administrador de experiência".

Com relação à estrutura sintática do período acima, assinale a afirmativa correta

002
Matéria: Português
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2013

Leia as sentenças:

Foi ao quarto dela________ de seduzi-la.
“Por que bonita, se________ ?" (Machado de Assis)
A polícia protege ou oprime o s _______ mais baixos da sociedade?

Assinale abaixo a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

003
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-001.jpgCom referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.

No segmento “o problema central do homem não era o simples alfabetizar, mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade como detentor de uma cultura própria” (l.27-29), seriam mantidas a correção gramatical e a coerência textual se fosse suprimida a forma “com” que se segue o verbo “fazer” e se fosse alterada a forma verbal “assumisse” por assuma.

004
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-003.jpgA partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.

As expressões “Permito-me imaginar” (l.11) e “Suponho” (l.12) possuem, no contexto em que aparecem, o mesmo valor semântico.

005
Matéria: Português
Órgão: SEE-AL
Ano: 2013

imagem-006.jpgA partir da leitura do texto “Elegia 1938”, julgue os itens a seguir.

A expressão “Grande Máquina” (v.11) é uma clara referência, em forma conotativa, à Revolução Industrial.

006
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
A concepção de escola como instituição responsável pela transformação social fundamenta-se no pensamento positivista.

007
Matéria: Português
Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Ano: 2010

Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Na crônica, o autor cita o “...gerundismo,” (L. 18). Dos exemplos abaixo, NÃO constitui um exemplo de gerundismo

008
Matéria: Pedagogia
Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG
Ano: 2010

Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática. Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são:

009
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano: 2011

Imagem 003.jpgLeia o fragmento a seguir:

“Todos cantam sua terra Também vou cantar a minha”
Gonçalves Dias

Após a leitura desses versos, pode-se depreender que o “Sabiá”, do poema Canção do Exílio, simboliza:

010
Matéria: Coesão e coerência
Órgão: SEDU-ES
Ano: 2008

Imagem 011.jpg

Em relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.

A substituição de “Ficou constatado” (L.4) por Constatou-se prejudica a correção gramatical do período e altera as informações originais do texto.