Questões de concurso para Técnico em Previdenciário

99 questões de 2005 a 2013, com gabarito.

1 Português COPS-UEL · 2013 · Parana Previdência - Técnico em Previdenciário #153715
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.A Paranaprevidência concluiu a análise e a revisão das 1.430 aposentadorias concedidas por invalidez e que necessitaram passar por este processo a partir da publicação da Emenda Constitucional de nº 70, no final de março. De acordo com o diretor-presidente da Paranaprevidência, Jayme de Azevedo Lima, as revisões de benefícios continuarão a ser efetuadas mesmo depois do final do prazo estipulado com a publicação da emenda, que era de 180 dias. “Se um beneficiário achar que tem direito à revisão, ele pode dar a entrada no pedido e nós vamos iniciar o processo e verificar se há o direito e, em caso afirmativo, implantar os valores em seus vencimentos", disse ele. Segundo ele, mesmo os benefícios que tiveram pouco acréscimo de valores aos vencimentos podem ser beneficiados futuramente com outras medidas, uma vez que terão isonomia e paridade com os servidores da ativa. “Se, por exemplo, os servidores ativos receberem algum benefício extra, esse pessoal que teve seus processos revisados também terá estas incorporações", completou. A emenda trouxe novas regras para a concessão dos benefícios e também previu a revisão das aposentadorias por invalidez concedidas anteriormente. A emenda 70 prevê que os servidores que serão atingidos pela lei devem obedecer aos seguintes critérios:– ter ingressado no serviço público mediante concurso público de provas ou de provas e títulos até o dia 31 de dezembro de 2003. – ter se aposentado por invalidez a partir de 1 de janeiro de 2004.– ser titular de cargo efetivo da União, Estados, Municípios, Distrito Federal e suas autarquias e fundações.
(Adaptado de: Revisão de Benefícios. Disponível em: <http://www.paranaprevidencia.pr.gov.br/>. Acesso em: 30 nov. 2012.)Acerca do texto, considere as afirmativas a seguir.
I. É um texto argumentativo, que apresenta o tema, discorre sobre ele e defende um ponto de vista.
II. Trata-se de um texto escrito em linguagem informal, com vocabulário limitado e sem preocupação com regras gramaticais.
III. Trata-se de um texto escrito em linguagem formal, com vocabulário selecionado e adequado, observando-se as normas gramaticais.
IV. É um texto informativo, cuja intenção é manter o público leitor ciente de determinado assunto.

Assinale a alternativa correta.
2 Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375024


No anúncio do jornal seriam enumerados os requisitos da casa. Assinale aquele que revela o propósito da narradora de morar na casa por muito tempo (“para sempre”).
3 Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375022


“E é nesse estado de espírito que vivo nas casas.” (l. 5-6)

O estado de espírito a que se refere a narradora é um sentimento de:
4 Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375015


Considerando-se o resultado da aprendizagem de Zé Grandão, verifica-se que o uso da palmatória como recurso pedagógico era:
5 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 COPS-UEL · 2013 · Parana Previdência - Técnico em Previdenciário #153728
O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece em seu Art. 25, parágrafo único, como “família extensa ou ampliada”
6 Matemática COPS-UEL · 2013 · Parana Previdência - Técnico em Previdenciário #153739
Uma empresa pretende alocar R$ 400.000,00 entre seguro de vida e recadastramento de aposentados/pensionistas, de forma que a razão entre as quantias seja 2:3.
Quais são os valores alocados para seguro de vida e recadastramento de aposentados/pensionistas, respectivamente?
7 Windows CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375054
Na janela Painel de Controle do Windows 2000, NÃO encontramos o ícone:
8 Beneficiários do RGPS CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375064
A Previdência Social é o segmento da Seguridade Social que visa a propiciar os meios indispensáveis à subsistência da pessoa humana, quando ocorrer certa contingência prevista em lei. São beneficiários das prestações previdenciárias:
9 Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social - RGPS CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375066
A inscrição do(a) companheiro(a) do segurado no Regime Geral da Previdência Social será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do(a) companheiro(a), é suficiente a apresentação de:
10 Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. CESGRANRIO · 2005 · INSS - Técnico em Previdenciário #375014


O título do Texto I faz referência a uma idealização da escola que a crônica: