Questões filtradas por: cargo de técnico - previdenciário

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Matemática Órgão: INSS Ano: 2005

Seu José produziu 10 litros de licor de cupuaçu e vai encher 12 garrafas de 750 ml para vender na feira. Não havendo desperdício, quantos litros de licor sobrarão depois que ele encher todas as garrafas?

002 Matéria: Microsoft Outlook Órgão: INSS Ano: 2005

Dos recursos disponibilizados pelo Outlook 2000, fazem parte:

I - Calendário;
II - Contatos;
III - Tarefas;
IV -Notas.

Estão corretos os itens:

003 Matéria: Português Órgão: Parana Previdência Ano: 2013

Leia o texto, a seguir, e responda à questão.A Paranaprevidência concluiu a análise e a revisão das 1.430 aposentadorias concedidas por invalidez e que necessitaram passar por este processo a partir da publicação da Emenda Constitucional de nº 70, no final de março. De acordo com o diretor-presidente da Paranaprevidência, Jayme de Azevedo Lima, as revisões de benefícios continuarão a ser efetuadas mesmo depois do final do prazo estipulado com a publicação da emenda, que era de 180 dias. “Se um beneficiário achar que tem direito à revisão, ele pode dar a entrada no pedido e nós vamos iniciar o processo e verificar se há o direito e, em caso afirmativo, implantar os valores em seus vencimentos", disse ele. Segundo ele, mesmo os benefícios que tiveram pouco acréscimo de valores aos vencimentos podem ser beneficiados futuramente com outras medidas, uma vez que terão isonomia e paridade com os servidores da ativa. “Se, por exemplo, os servidores ativos receberem algum benefício extra, esse pessoal que teve seus processos revisados também terá estas incorporações", completou. A emenda trouxe novas regras para a concessão dos benefícios e também previu a revisão das aposentadorias por invalidez concedidas anteriormente. A emenda 70 prevê que os servidores que serão atingidos pela lei devem obedecer aos seguintes critérios:– ter ingressado no serviço público mediante concurso público de provas ou de provas e títulos até o dia 31 de dezembro de 2003. – ter se aposentado por invalidez a partir de 1 de janeiro de 2004.– ser titular de cargo efetivo da União, Estados, Municípios, Distrito Federal e suas autarquias e fundações.
(Adaptado de: Revisão de Benefícios. Disponível em: <http://www.paranaprevidencia.pr.gov.br/>. Acesso em: 30 nov. 2012.)Sobre o texto, considere as afirmativas a seguir.
I. No fragmento “Se, por exemplo, os servidores ativos receberem algum benefício extra, esse pessoal que teve seus processos revisados também terá estas incorporações”, as aspas indicam discurso direto.

II. Em “De acordo com o diretor-presidente da Paranaprevidência, Jayme de Azevedo Lima, as revisões de benefícios continuarão a ser efetuadas...”, as vírgulas são usadas para separar um vocativo.

III. Em “A emenda 70 prevê que os servidores que serão atingidos pela lei devem obedecer aos seguintes critérios:”, os dois pontos são usados para introduzir um discurso direto.
IV. O trecho “... uma vez que terão isonomia e paridade com os servidores da ativa” apresenta efeito de sentido de causa em relação ao período anterior, sua consequência.
Assinale a alternativa correta.

004 Matéria: Segurados Obrigatórios - Empregado Órgão: INSS Ano: 2005

Carlos Afonso foi contratado pela esposa de um fazendeiro para ser seu motorista. Sua função é transportá-la da propriedade rural onde mora para os locais que ela desejar, cumprindo jornada diária de 6 (seis) horas de trabalho, com uma folga semanal.

A inscrição de Carlos no Regime Geral de Previdência Social será obrigatória, na qualidade de:

005 Matéria: Matemática Órgão: Parana Previdência Ano: 2013

Em 2012, foi eleita para a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu a segunda mulçumana a assumir uma cadeira do Legislativo no Brasil. Ela obteve 2.474 votos, que equivalem a aproximadamente 2% dos votos válidos.
Nesse caso, quantos foram, aproximadamente, os votos válidos?

006 Matéria: Aposentadoria por Idade Órgão: Parana Previdência Ano: 2013

Observados os demais dispositivos legais, a aposentadoria compulsória é devida ao segurado ativo que completar:

007 Matéria: Microsoft Word Órgão: Parana Previdência Ano: 2013

O Microsoft Word é um editor de texto muito utilizado e difundido. Sobre este editor, considere as afirmativas a seguir.
I.    O ícone apresentado é utilizado para alternar entre cabeçalho e rodapé.
II.   O ícone apresentado é utilizado para se realizar a verificação ortográfica do texto.

III.  O ícone apresentado é utilizado para fazer com que o texto seja escrito em duas ou mais colunas.
IV.  O ícone apresentado é utilizado para se inserir uma tabela no texto.
Assinale a alternativa correta.

008 Matéria: Benefícios em Espécie Órgão: Parana Previdência Ano: 2013

A pensão decorrente de prisão do segurado será concedida:

009 Matéria: Beneficiários do RGPS Órgão: INSS Ano: 2005

A Previdência Social é o segmento da Seguridade Social que visa a propiciar os meios indispensáveis à subsistência da pessoa humana, quando ocorrer certa contingência prevista em lei. São beneficiários das prestações previdenciárias:

010 Matéria: Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) Órgão: INSS Ano: 2005


I – Sensações diversas ___________ seu pensamento distante por alguns momentos.

II – Já morou em uma casa onde os livros não ___________. As formas verbais que preenchem, correta e respectivamente, as frases acima são:

Siga nossas redes sociais