Questões de concursos TRE-RO

160 questões de 2013, com gabarito.

1 Recursos Eleitorais FCC · 2013 · TRE-RO - Técnico Judiciário - Área Administrativa #102885
José foi eleito Deputado Estadual e diplomado, mas o Tribunal Regional Eleitoral, acolhendo representação do Ministério Público, reconheceu a sua inelegibilidade e anulou a expedição do diploma. José, no prazo legal, interpôs recurso ordinário para o Tribunal Superior Eleitoral. Nesse caso,
2 Administração Financeira e Orçamentária FCC · 2013 · TRE-RO - Analista Judiciário - Contabilidade #102905
Atenção: Considerando a classificação da receita e da despesa realizada, sob o aspecto orçamentário e com base na movimentação financeira a seguir, responda à questão.



O Estado de Cerrado do Sul, no período de janeiro a outubro de 2013, realizou as seguintes transações financeiras relativamente a recebimentos e pagamentos:

imagem-001.jpg

O total recebido a título de receita tributária foi, em reais, de
3 Tribunais Regionais Eleitorais e Juízes Eleitorais FCC · 2013 · TRE-RO - Técnico Judiciário - Área Administrativa #102876
O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do
4 Conceitos Fundamentais FCC · 2013 · TRE-RO - Técnico Judiciário - Área Administrativa #102862
No processo de avaliação, o valor primário atribuído aos documentos está associado
5 Regime jurídico administrativo FCC · 2013 · TRE-RO - Técnico Judiciário - Área Administrativa #102894
O Supremo Tribunal Federal, em importante julgamento, considerou constitucional a divulgação, em sítio eletrônico de determinada Prefeitura, da remuneração bruta dos servidores, dos cargos e funções por eles titularizados e dos órgãos de sua lotação. Em suma, considerou que inexiste, na hipótese, ofensa à intimidade ou vida privada, pois os dados, objeto da divulgação, dizem respeito a agentes públicos, isto é, agentes estatais agindo nessa qualidade. A decisão citada encontra-se em fiel observância ao seguinte princípio da Administração pública:
6 Pacote de Aplicativos: Microsoft Office, BrOffice, OpenOffice e LibreOffice FCC · 2013 · TRE-RO - Técnico Judiciário - Área Administrativa #102854


Para realizar a tarefa 3, Paulo utilizou, respectivamente, os softwares
7 Português FCC · 2013 · TRE-RO - Analista Judiciário - Área Judiciária #102786
Considere o texto abaixo para responder a questão.


Pintor, gravador e vitralista, Marc Chagall estudou artes plásticas na Academia de Arte de São Petersburgo. Seguindo para Paris em 1910, ligou-se aos poetas Blaise Cendrars, Max Jacob e Apollinaire - e aos pintores Delaunay, Modigliani e La Fresnay.

A partir daí, trabalhou intensamente para integrar o seu mundo de reminiscências e fantasias na linguagem moderna derivada do fauvismo e do cubismo.

Na década de 30, o clima de perseguição e de guerra repercute em sua pintura, onde surgem elementos dramáticos, sociais e religiosos. Em 1941, parte para os EUA, onde sua esposa falece (1944). Chagall mergulha, então, em um período de evocações, quando conclui o quadro "Em torno dela", que se tornou uma síntese de todos os seus temas.

(Adaptado de: educação.uol.com.br/biografias/marc-chagall.html)... para integrar o seu mundo de reminiscências e fantasias...

Traduz corretamente o sentido do termo destacado acima:
8 Administração Pública FCC · 2013 · TRE-RO - Analista Judiciário - Área Judiciária #102826
Considere as seguintes afirmações a respeito do conceito, abrangência ou possíveis classificações da expressão Administração pública:

I. Em sentido orgânico ou formal, designa os entes que exercem a atividade administrativa e compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos.

II. Em sentido funcional ou material, designa a natureza da atividade exercida e corresponde à própria função administrativa.

III. Quando tomada em sentido estrito, no que diz respeito ao aspecto subjetivo, engloba os órgãos governamentais aos quais incumbe a função política.

Está correto o que consta APENAS em
9 Português FCC · 2013 · TRE-RO - Analista Judiciário - Área Judiciária #102784
Considere o texto abaixo para responder a questão.


Pintor, gravador e vitralista, Marc Chagall estudou artes plásticas na Academia de Arte de São Petersburgo. Seguindo para Paris em 1910, ligou-se aos poetas Blaise Cendrars, Max Jacob e Apollinaire - e aos pintores Delaunay, Modigliani e La Fresnay.

A partir daí, trabalhou intensamente para integrar o seu mundo de reminiscências e fantasias na linguagem moderna derivada do fauvismo e do cubismo.

Na década de 30, o clima de perseguição e de guerra repercute em sua pintura, onde surgem elementos dramáticos, sociais e religiosos. Em 1941, parte para os EUA, onde sua esposa falece (1944). Chagall mergulha, então, em um período de evocações, quando conclui o quadro "Em torno dela", que se tornou uma síntese de todos os seus temas.

(Adaptado de: educação.uol.com.br/biografias/marc-chagall.html)No texto, evita-se a repetição do termo onde (3º parágrafo), substituindo o segmento onde surgem por:
10 Editor de Textos - Microsoft Word e BrOffice.org Writer FCC · 2013 · TRE-RO - Técnico Judiciário - Área Administrativa #102856
Paulo trabalha no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e recebeu as seguintes tarefas:

1. Fazer um orçamento de computadores portáteis para o escritório onde trabalha. Este orçamento deve incluir notebooks, netbooks e ultrabooks. Montar uma planilha utilizando o Microsoft Excel 2010 em português com os dados do orçamento realizado. Salvar a planilha em um pen drive.

2. Criar um texto utilizando o Microsoft Word 2010 em português que apresente a descrição e as características técnicas de cada um dos computadores orçados, bem como a imagem de cada um deles. Salvar o arquivo com o texto em um pen drive

3. Abrir o texto e a planilha gravados no pen drive em um computador que tenha apenas o LibreOffice, utilizando os softwares compatíveis com o Word e o Excel.

4. Evitar que os arquivos criados sejam alterados depois de salvos mudando, no Windows Explorer, um atributo dos arquivos para que não seja permitida a gravação, mas apenas a leitura.

Deve-se considerar que os computadores utilizados por Paulo têm o sistema operacional Windows 7 Professional em português e que todos os softwares instalados mantêm suas configurações padrão.

Após criar o texto referente à tarefa 2, para Paulo escolher como a imagem ficará disposta em relação ao texto, deve selecionar cada imagem e, na guia Layout da Página, no grupo Organizar, clicar na opção