A Aeronáutica do Brasil acaba de divulgar quatro novos editais para seleção pública de pessoal com intuito de preencher 75 vagas em cargos de nível superior nos exames de admissão para cursos de Adaptação de Farmacêuticos, Oficiais de Apoio, Dentistas e Engenheiros para ingresso nas turmas de 2016. Os documentos saíram no Diário Oficial da União de hoje, 31 de março.

Quanto às remunerações dos cargos, os salários dos Oficiais não foram divulgadas pelos editais. Possivelmente, seguirão o quadro remuneratório previsto na forma da legislação vigente, relativos à matrícula e realização do Estágio. Após a conclusão do estágio de adaptação, o candidato será nomeado Primeiro-Tenente e, conforme legislação das Forças Armadas, terá remuneração de R$ 6.576,00.

Dos quatro editais, o primeiro, de n. 08/2015, oferece 13 vagas para o Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR), nas especialidades Endodontia, Implantodontia, Odontologia de Necessidades Especiais, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Um segundo edital (09/2015) conta com 5 vagas para curso de adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) nas especialidades de Farmácia Bioquímica e Farmácia Industrial.

O documento n. 10/2015, terceiro edital, oferece 17 vagas para Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) nas especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos, Serviço Social, Fisioterapia e Biblioteconomia.

Por último, o edital n. 11/2015 abre 40 vagas para Oficiais Engenheiros (EAOEAR) nas especialidades de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações. Confira os quatro documentos.

Para realizar inscrição no seletivo, os candidatos devem acessar o site www.fab.mil.br no período entre os dias 06 de abril e 05 de maio de 2015. O valor da participação é de R$ 120,00. 

Os candidatos inscritos passarão pelas seguintes etapas de avaliação: provas escritas, contendo conteúdos acerca de língua portuguesa e conhecimentos especializados; análise da SECPROM ou parecer da SECPG; inspeção de saúde (INSPSAU); exame de aptidão psicológica (EAP); teste de avaliação do condicionamento físico (TACF); prova prático-oral (PPO); validação documental.

As provas escritas serão aplicadas no dia 14 de junho de 2015, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM), em locais a serem divulgados no dia 26 de maio de 2015.

Já os gabaritos provisórios serão comunicados no dia 24 de junho de 2015, pelo site da FAB.

O curso de adaptação é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte/ MG, tem a duração aproximada de 17 semanas e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.