O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi contratado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), através de dispensa de licitação, para coordenação e organização do concurso público que ofertará 400 vagas (estimativa) e formará cadastro de reserva em diversos cargos da Companhia. O extrato do edital saiu no Diário Oficial da União de 17 de março de 2014, página 6 (veja aqui).

As datas ainda não estão confirmadas, mas segundo a assessoria de imprensa do órgão, o edital pode sair ainda em abril e as provas podem ser aplicadas em junho. Já os níveis de escolaridades a serem exigidos pelas funções já foram definidos e haverá vagas de nível médio, técnico e nível superior, para trabalhar em cargos das áreas de Contabilidade, Agrícola, Tecnologia da Informação, Administração, Direito, Economia, Engenharia Civil, Agrônoma, Agrícola, Elétrica e Mecânica, Auditoria, Comunicação Social e Gestão em Agronegócios. As vagas ofertadas estarão distribuídas por todas as superintendências do órgão, incluindo o Distrito Federal.

O IADES já foi o responsável, também, pelo último concurso público da Conab, que ofereceu, em 2012, 155 vagas de nível superior para o cargo de Analista. Na época havia chances para ingresso nos setores de administração, arquitetura, arquivologia, assistência social, auditoria, comunicação social, contabilidade, direito jurídico, direito, economia, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia agrícola, engenharia agronômica ou agronomia, engenharia de alimentos, engenharia de segurança do trabalho, estatística, medicina do trabalho, pedagogia, tecnologia da informação em desenvolvimento, tecnologia da informação em suporte técnico e tecnologia da informação em banco de dados. A remuneração para os nomeados a estas vagas era de R$ 4.578,70, além de terem direito a diversos planos de benefícios. Veja edital do último concurso.

A última seleção teve prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha para todos os candidatos, além de uma prova discursiva, que avaliou a capacidade de expressão escrita e as habilidades no uso culto da Língua Portuguesa dos candidatos.

A CONAB Companhia Nacional de Abastecimento é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, que iniciou suas atividades em 1º de Janeiro de 1991, se tornando agência oficial do Governo Federal, encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.

A Companhia tem como instrumentos básicos a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP), Contrato de Opção, Vendas em Balcão - programa destinado aos pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte. Promove também, via leilão eletrônico, a compra de alimentos para atendimento aos índios, quilombolas e assentados que se encontram em situação de carência alimentar. A Empresa também atua no Programa de Apoio à Agricultura Familiar, realizando a compra direta, a compra antecipada e os contratos de garantia de compra.