O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a liberar os pagamentos dos benefícios referentes a setembro de 2025 nesta semana. Os depósitos seguem o calendário oficial já conhecido pelos beneficiários e são organizados de acordo com o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador.

A expectativa é de que mais de 40 milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados tenham os valores creditados até o início de outubro.

Calendário de pagamentos do INSS

O INSS realiza mensalmente o pagamento de benefícios a cerca de 40,5 milhões de pessoas em todo o país.

Deste total 28,2 milhões recebem até um salário mínimo (R$ 1.412 em 2025), enquanto 12,3 milhões recebem valores acima do mínimo, geralmente aposentadorias, pensões por morte ou benefícios por incapacidade com valores diferenciados.

A data de liberação do benefício depende do número final do cartão do benefício, ignorando o dígito após o traço. Com base nesse número, o segurado pode identificar o dia exato em que o valor será depositado em setembro, de acordo com a seguinte organização:

  • Beneficiários que recebem até um salário mínimo:
Final do benefício Data de pagamento
Final 1 25/09/2025
Final 2 26/09/2025
Final 3 29/09/2025
Final 4 30/09/2025
Final 5 01/10/2025
Final 6 02/10/2025
Final 7 03/10/2025
Final 8 06/10/2025
Final 9 07/10/2025
Final 0 08/10/2025
  • Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:
Final do benefício Data de pagamento
Finais 1 e 6 01/10/2025
Finais 2 e 7 02/10/2025
Finais 3 e 8 03/10/2025
Finais 4 e 9 06/10/2025
Finais 5 e 0 07/10/2025

O segurado pode consultar as informações do seu benefício, inclusive a data de pagamento e valor a ser recebido, por meio do site do INSS, onde você acessa com o CPF e a senha da conta Gov.br. Ainda, é possível consultar o extrato do pagamento, verificar dados cadastrais, emitir declarações e documentos e simular aposentadorias.

O aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, permite acesso rápido às principais funções do site, com apenas o login com os dados da conta Gov.br. A Central 135 é outra opção, como atendimento eletrônico 24 horas por dia, além de atendimento com um atendente, o horário é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como é feito o pagamento?

Os valores são depositados nas contas informadas pelo próprio segurado no momento do requerimento do benefício, como conta corrente ou poupança em banco público ou privado, conta social digital ou conta do tipo poupança fácil ou conta simplificada.

Em caso de problemas com o pagamento (valores não creditados, bloqueio de conta ou divergência de dados), o INSS recomenda que o segurado entre em contato com o banco responsável ou utilize os canais do INSS para regularização.

Ainda, se o seu benefício foi bloqueado ou suspenso, verifique no aplicativo Meu INSS ou ligue na Central 135 para entender o motivo. Os bloqueios mais comuns ocorrem por falta de prova de vida, dados bancários desatualizados, pendências cadastrais e revisões de benefício.

O desbloqueio pode ser feito digitalmente ou, em alguns casos, presencialmente, mediante agendamento.

Prova de vida em 2025: como está funcionando?

Desde 2023, o INSS passou a adotar uma nova abordagem para a prova de vida, com o objetivo de tornar o processo mais simples, seguro e menos burocrático para os segurados. Em vez de exigir que o beneficiário compareça presencialmente a uma agência bancária ou do INSS, o instituto passou a utilizar o cruzamento de dados com outras bases públicas para verificar se a pessoa continua viva.

Dessa forma, ações do dia a dia que indicam atividade recente, como votar em eleições, realizar consultas ou exames no SUS, renovar documentos oficiais (como RG ou CNH), registrar boletins de ocorrência ou até movimentar contas bancárias passam a ser consideradas como prova de vida automática.

Esse novo modelo tem evitado deslocamentos desnecessários, especialmente para pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou que vivem em áreas remotas.

No entanto, caso o INSS não identifique nenhum indício de vida nos últimos 10 meses, o beneficiário será notificado previamente pelos canais oficiais para realizar a prova manualmente.

Nesses casos, o procedimento pode ser feito presencialmente em uma agência ou por meio da biometria facial, utilizando o aplicativo Meu INSS em conjunto com a conta Gov.br. A não realização da prova pode resultar na suspensão temporária do pagamento, até que a situação seja regularizada.