A abertura do novo concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para Escrevente, que estava em análise, impedido da abertura por liminar impetrada por aprovados no último concurso, que alegam ainda ter aprovados na última seleção e, por isso, tentam impedir uma nova seleção, deve abrir na próxima semana. O edital de abertura já está pronto, só restando o presidente do órgão assinar e divulgar o ato em órgão oficial, o que deve acontecer até o próximo dia 15. Como ocorreu na última seleção para o cargo no órgão, Fundação VUNESP será a organizadora que executará a seleção de novos servidores no TJ-SP.

É bem provável que o edital saia no Diário Oficial do Estado (SP) deste sábado, visto que não há publicações da Imprensa do Estado na segunda-feira. Estamos acompanhando as movimentações e publicaremos as normas da seleção, na íntegra, assim que estas forem disponibilizadas. A estimativa do órgão é aplicar as provas objetivas do concurso ainda no mês de Outubro. Serão mais de 1.000 vagas ofertadas para todas as dez regiões administrativas, com maior número de vagas para a capital, seguido de Campinas, Guarulhos e Itapecerica da Serra. No ato de inscrição, o candidato deverá informar para qual Região Administrativa Judiciária concorrerá.

O Técnico Escrevente terá como função executar atividades relacionadas à organização dos serviços envolvidos com funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça, dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente, atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas. A remuneração do cargo atualmente é de R$ 4.800,00, já inclusos os benefícios de auxílio alimentação, saúde e transporte.

Igualmente à última seleção, o concurso terá duas fases, sendo a primeira composta de prova objetiva com 80 questões abrangendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Conhecimentos em Direito e Conhecimentos Gerais (Atualidades, Matemática e Informática); e a segunda tendo prova prática de digitação. O conteúdo programático será semelhante ao último concurso que teve mais de 200.000 inscritos, por isso é importante atentar para as áreas a serem cobradas. Veja o edital.

O valor da taxa de inscrição também não foi confirmada, mas a previsão é de ficar por volta de R$ 50,00. Os candidatos poderão se inscrever através do site da organizadora Vunesp, em período a ser definido no edital de abertura. Para ser nomeado, é necessário ter ensino médio completo, ser brasileiro, estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (sexo masculino), além de ter 18 anos completos na data de posse.

O prazo da validade do concurso deverá ser novamente de 1 ano, a contar do ato de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, a critério do Tribunal de Justiça de São Paulo.