A Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos do estado do Piaui (SEJUS-PI) vai formar cadastro reserva de servidores no cargo de Agente Penitenciário de 3ª Classe. O cadastro servirá para contratações futuras, para vagas que surgirem no órgão durante toda a validade do concurso, que pode ser de até 4 anos. Segundo a Secretaria, 400 candidatos serão classificados na seleção com 10% das vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Para concorrer ao cargos os candidatos devem possuir nível superior em qualquer especialidade, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. A função tem salário inicial de R$ 5.966,14. Veja o edital.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 24 de agosto de 2016, somente através do site Nucepe Uespi - http://nucepe.uespi.br. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 120,00.

A seleção dos inscritos será feita por meio de etapas de prova escrita objetiva e dissertativa, exame de saúde, exame de aptidão física, exame psicológico, investigação social e curso de formação de caráter habilitatório.

As provas objetivas acontecerão no dia 18 de setembro de 2016 na cidade de Teresina-PI em locais que ainda serão divulgados pela banca organizadora. Os gabaritos preliminares sarão comunicados dois dias após a realização das provas.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS.

Dos melhores classificados nas etapas do concurso, 75 serão chamados imediatamente para fazer o curso de formação de agentes penitenciários, capacitação que ficará a cargo da Sejus. Além disso, mais agentes devem ser chamados, de acordo com as necessidades do sistema prisional e com a Lei de Responsabilidade Fiscal.