Você acaba de concluir o ensino médio e está meio perdido, já que quer seguir a carreira pública, mas não quer viver para sempre trabalhando em um cargo de nível médio. Pensa em fazer faculdade e prestar concurso para alguma área que combina mais com você, mas calcula o tempo e percebe que além de desgastante, cursar uma faculdade é caro, e você precisa de um bom salário para custear os estudos. Bom, você está num impasse. Na verdade você está num paradoxo, já que não existe uma resposta correta para a escolha que você deve fazer. Vamos pesar os prós e os contras. Talvez isso ajude a escolher o melhor para você, já que esta decisão não pode ser baseada em nada mais do que o fator pessoal. Vamos por ordem:

Você quer seguir uma área específica? Se a sua resposta for sim, e essa área exigir uma especialização, então está claro que você deve iniciar um curso superior, ou pelo menos um curso técnico. Existem vantagens de se matricular num curso superior logo após concluir o ensino médio: você se especializa na área que sempre quis trabalhar; você terá uma remuneração mais alta se for aprovado em algum concurso após a graduação; os cargos para candidatos com diploma de nível superior são menos concorridos; normalmente durante a jornada acadêmica você consegue emprego na área escolhida antes mesmo de se formar, e já consegue desapertar o orçamento. Além de tudo isso, se você decidir conquistar uma pós graduação, um mestrado ou doutorado na sua área, você poderá concorrer para concursos muito mais específicos e com altíssimas remunerações.

O grande porém de seguir a vida acadêmica antes de perseguir a carreira pública, é o tempo que se leva entre o inicio da graduação e a conquista de um cargo público. A vida dentro de uma Universidade pode ser mais desgastante do que estudar para o mais difícil dos concursos, já que leva mais tempo. De qualquer maneira, é um caminho que tem tudo pra ser muito gratificante, tanto financeiramente quanto em qualidade de vida, pois quem trabalha com o que gosta vive mais feliz. "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um único dia em sua vida". Disse um cara chamado Confúcio, certa vez.

Agora vamos pelo outro caminho: Você quer seguir a carreira pública por que ela paga salários acima da média do mercado mesmo em cargos de nível médio, mas precisa trabalhar para sobreviver e ainda precisa achar tempo para estudar para o processo seletivo escolhido. Mais um paradoxo não é? Como fazer tudo ao mesmo tempo? Também não existe resposta para isso. Mas vamos às vantagens desse caminho pra ajuda você a pensar melhor: sair do ensino médio e tentar ingressar imediatamente na carreira pública é usar o tempo a seu favor, já que você terá acabado de sair de uma instituição de ensino, ainda com a cabeça cheia de conhecimentos, que provavelmente cairão em qualquer prova de concurso; você poderá conquistar uma segurança financeira mais cedo e conseqüentemente poderá custear seus estudos mais tarde; além de tudo isso, muitas instituições públicas têm plano de carreira, permitindo que você avance e cresça dentro da empresa sem a necessidade obrigatória de um curso superior. Ainda, se você optar por cursar uma faculdade, saiba que existem casos de órgãos que liberam funcionários que estudam, se algum horário coincidir com o horário de aula, permitindo que o funcionário devolva estas horas mais tarde ou de algum outro modo.

Todos estes motivos listados podem não ter lhe dado a resposta, mas estou certo de que lhe mostraram as possibilidades de cada caminho. O resto cabe a você, já que no final o que conta mesmo são as suas motivações pessoais.