A gente sabe que estudar para concursos não é uma tarefa simples. Muitas pessoas se dedicam exclusivamente a isso e ainda assim, levam algum tempo para conseguir alcançar seus objetivos. Por isso, todo o tipo de ajuda é bem-vinda e, felizmente, a tecnologia está aí para colaborar também - não só para distrair.
Organizar o tempo, manter a constância nos estudos e revisar conteúdos de forma estratégica são alguns dos desafios que os candidatos enfrentam e para lidar com eles, aplicativos gratuitos podem ser aliados importantes.
Eles entram em diferentes etapas da preparação. A seguir, listamos ferramentas acessíveis que podem ser utilizadas sem custo e que atendem desde a organização da rotina até a prática de questões. Confira.
Organização e planejamento dos estudos
Vamos começar pela organização dos estudos, etapa fudamental tanto para quem está começando a estudar agora, quando para quem já tem um trajetória de estudos. Veja abaixo algumas dicas:
Aprovado - Controle de Estudos
Voltado especificamente para estudantes e concurseiros, o Aprovado permite registrar o tempo dedicado a cada disciplina, organizar ciclos de estudo e acompanhar a evolução ao longo do tempo.
A versão gratuita atende quem busca mais disciplina e controle da rotina.
- Disponibilidade: Android e iOS.
- Avaliação: 4,9 estrelas (+ 32 mil avaliações)
MyStudyLife
Embora não seja exclusivo para concursos, o MyStudyLife funciona como um planner acadêmico completo. Ele permite organizar horários de estudo, provas, revisões e prazos, com sincronização entre dispositivos.
É indicado para quem concilia o estudo para concursos com trabalho ou faculdade.
- Disponibilidade: Android, iOS e web.
- Avaliação: 4,1 estrelas (+ 55 mil avaliações)
Trello
Originalmente criado para gestão de projetos, o Trello tem sido amplamente adotado por concurseiros para planejar cronogramas de estudo. A ferramenta permite criar quadros, listas e cartões para dividir disciplinas, conteúdos e metas semanais.
A versão gratuita oferece recursos suficientes para organização visual e acompanhamento do progresso.
- Disponibilidade: Android, iOS e web.
- Avaliação: 4,5 estrelas (+ 113 mil avaliações)
Notion
O Notion é uma ferramenta multifuncional que permite criar bancos de dados, checklists, cronogramas, anotações e planejamentos personalizados.
Na preparação para concursos, pode ser usado como um "caderno digital" centralizando resumos, planos de estudo e controle de revisões. A versão gratuita é bastante robusta para uso individual.
- Disponibilidade: Android, iOS e web.
- Avaliação: 4,9 estrelas (+ 319 mil avaliações)
Questões e prática de provas
A segunda categoria de apps para estudos que vamos apresentar é a de questões e práticas de provas, que são aqueles apps para quem quer testar o conhecimento já adquirido e a capacidade de lidar com as questões que serão apresentadas nas provas, a partir de bancos de perguntas de outros concursos.
Veja abaixo algumas dicas:
QConcursos
Um dos aplicativos mais populares entre concurseiros, o QConcursos oferece acesso gratuito a um banco de questões de concursos públicos, com filtros por disciplina, banca examinadora, cargo e órgão.
Na versão gratuita, é possível resolver questões e acompanhar estatísticas básicas de desempenho, sendo especialmente útil para treinos direcionados ao edital.
- Disponibilidade: Android, iOS e web.
- Avaliação: 4,8 estrelas (+ 119 mil avaliações)
Acertei - Questões de Concursos
O Acertei aposta na gamificação para tornar o estudo mais dinâmico. As questões são organizadas em níveis e o usuário avança conforme o desempenho, em um formato semelhante ao de jogos.
É indicado para revisões rápidas e para manter o contato frequente com questões de prova.
- Disponibilidade: Android.
- Avaliação: 4,7 estrelas (+ 1,47 mil avaliações)
Simulado de Concursos Públicos
O aplicativo permite realizar simulados gratuitos com questões de concursos diversos, simulando o tempo e o formato das provas. Ao final, o usuário recebe um retorno sobre o desempenho. É uma boa opção para quem deseja testar conhecimentos e treinar a resistência para o dia da prova.
- Disponibilidade: Android.
- Avalição: 4,8 estrelas (+ 20 mil avaliações)
Revisão e fixação de conteúdo
Revisar o conteúdo já visto e fixar aquilo que é mais importante, especialmente depois que saiu o edital do concurso desejado e você já sabe o que pode cair na prova, é outra etapa fudamental e há alguns apps que podem ajudar nisso:
AnkiDroid Flashcards
Baseado na técnica de repetição espaçada, o Anki é um dos aplicativos mais utilizados para memorização de longo prazo. O usuário cria flashcards com conceitos, leis, fórmulas ou jurisprudências, e o app define os melhores intervalos de revisão.
É especialmente útil para concursos que exigem grande volume de conteúdo teórico.
- Disponibilidade: Android, iOS, desktop e web
- Avaliação: 4,9 estrelas (+ 144 mil avaliações)
RevisApp
O RevisApp oferece conteúdos voltados à revisão de disciplinas recorrentes e tem um foco grande em Enem e Vestibular, mas também pode ser muito útil para concursos públicos - conteúdos como língua portuguesa e matemática, por exemplo.
Funciona como um apoio para retomada rápida de temas já estudados, sobretudo na fase final da preparação.
- Disponibilidade: Android e iOS.
- Avaliação: 4,6 estrelas (+ 10 mil avaliações)
Apoio a disciplinas específicas
Se você tem dificuldade com algum conteúdo específico, talvez você precise de ajuda para lidar com ele. Matemática, por exemplo, é uma área do conhecimento temida por muitas pessoas. Veja abaixo dicas que podem de ajudar:
Photomath
O Photomath auxilia na resolução de equações matemáticas a partir da leitura por câmera, apresentando o passo a passo da solução.
Embora não seja um aplicativo exclusivo para concursos, pode ajudar candidatos com dificuldades em matemática e raciocínio lógico.
- Disponibilidade: Android e iOS.
- Avaliação: 4,6 estrelas (+ 3 mihões de avaliações)
Dica extra: como usar a Inteligência Artificial a favor dos estudos para concursos
Além dos aplicativos tradicionais, ferramentas de Inteligência Artificial generativa têm ganhado espaço como apoio aos estudos para concursos públicos — especialmente na compreensão de conteúdos teóricos e na organização das revisões.
Plataformas como o ChatGPT, em suas versões gratuitas, podem ser utilizadas para:
- Resumir textos longos (como capítulos de apostilas ou artigos de lei), facilitando revisões rápidas;
- Explicar conteúdos complexos em linguagem mais simples, ajudando na compreensão de temas difíceis;
- Criar questões de treino com base em um assunto específico do edital;
- Simular perguntas de prova discursiva, auxiliando na prática de respostas;
- Organizar planos de estudo, sugerindo divisões de conteúdo e ciclos semanais.
Especialistas alertam, no entanto, que a IA deve ser usada de forma crítica e complementar: é importante conferir informações, cruzar com materiais confiáveis e evitar o uso passivo da ferramenta. Quando bem aplicada, a tecnologia pode otimizar tempo, reforçar a aprendizagem e tornar o estudo mais eficiente — sem substituir o esforço individual e a prática constante de questões.
Uso estratégico das ferramentas
Aplicativos gratuitos não substituem um plano de estudo estruturado, mas podem potencializar a preparação quando usados de forma estratégica. Especialistas destacam a importância de combinar:
- planejamento e controle do tempo;
- resolução frequente de questões;
- revisões sistemáticas;
Tudo isso adequando as ferramentas ao perfil do candidato e às exigências do edital.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:

