Os três tipos de memorização: com qual você se identifica mais?

Entender como funciona o seu processo de memorização pode ajudar no rendimento dos seus estudos. Nesse artigo nós falamos sobre cada um deles e as melhores formas de utilizá-los.

Por

Pessoas são diferentes e possuem formas diferentes de aprender. Isso não é novidade, porque convivemos com essas diferenças desde o início da idade escolar. Mas em função delas, determinadas técnicas de estudos, que são infalíveis para alguns podem não ter utilidade alguma para outras pessoas. Isso é super normal. O problema é quando temos muita dificuldade de estudar ou de achar a melhor técnica. Nesses casos é necessário mais do que testar tudo o que encontrar pelo caminho. É preciso parar para conhecer a si mesmo e tentar perceber quem é você enquanto estudante.

São três diferentes tipos de memorização e as pessoas normalmente tem mais facilidade com um delesUma das características mais importantes quando o assunto é estudo, é a memória. E você sabia que há vários tipos de memória? Há aqueles que memorizam melhor quando escutam algo, há outros que conseguem memorizar mais facilmente quando enxergam - dentro desse grupo há, inclusive aqueles que possuem incríveis memórias fotográficas - e há pessoas que precisam tanto ouvir quanto ver. E descobrir qual é seu perfil, com qual sentido você memoriza mais facilmente os conteúdos, pode ser muito importante para o seu rendimento.

Por isso, abaixo vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos de memória e como utilizá-las a seu favor na hora de estudar.

 

Memória visual

É aquela em que a pessoa tem mais facilidade de memorizar se estiver vendo o que precisa ser memorizado. São pessoas que decoram facilmente imagens, fisionomias e nomes lidos. Para elas, o melhor é fazer muitas anotações e resumos, preferencialmente à mão, e se possível, associar os estudos com imagens. Uso de gráficos, tabelas e esquemas também é uma boa ideia.

Memória Auditiva

Quem tem esse tipo de memória mais desenvolvida, se relaciona melhor com a palavra falada, por isso, elas facilmente lembram de sons e de músicas. Para essas pessoas, aulas em que há um professor falando, podem ser mais eficientes. Eles também podem aprender muito se fizerem leituras em voz alta ou até mesmo se fizerem gravações de suas anotações para ajudar na fixação do conteúdo.

Memória Sinestésica

Quem possui essa habilidade, aprende mais facilmente combinando os tipos de memória e de sentidos do corpo. Dependendo do nível de sinestesia, podem ser associados conteúdos a gestos, cheiros, cores, sabores, sensações, etc. A utilização de jogos e testes de memória - coisas lúdicas - é uma forma de estudar para eles.

Use o três tipos

De uma forma geral todas as pessoas costumam ter mais facilidade com um desses três tipos de memorização e descobrir qual é a mais fácil pra você, com certeza vai te ajudar no estudos. Mas outra boa dica dada por diversos especialistas no assunto é: combine os três tipos de memorização, ou seja, quando você montar o seu cronograma de estudos, procure reservar um tempo para cada um dos tipos.

Leia também: Especialista dá dicas de aprendizagem e memorização.

Comece lendo e fazendo anotações, grifando palavras e frases, fazendo desenhos relacionados ao assunto ou montado gráficos sobre ele. Em seguida revise todo o conteúdo estudado naquele dia lendo em voz alta ou fazendo de conta que você está dando uma aula. Então, faça exercícios e simulados e, se for possível, procure realizar alguma atividade que você goste - uma caminhada, por exemplo - enquanto tenta lembrar o conteúdo estudado naquele dia ou naquela semana.

E lembre-se: é importante cuidar da sua memória durante os estudos, porque rotinas muito intensas ou que exijam muito do seu cérebro, se não forem bem administradas, podem colocar tudo a perder. Tenha momentos de descanso e lazer, procure dormir bem, ter sempre uma boa alimentação - aliás, há alimentos que podem ajudar no processo de aprendizagem também - e esteja atento para sinais de alerta.

Conheça outras dicas de estudos na seção de artigos do Ache Concursos.

Concursos próximos indicados para você
ConcursoInscrições atéN° VagasSalários até
Concurso Aeronáutica 2019 - Cadetes do Ar (CPCAR)Nível: Fundamental23/04/2019180R$ 1.066,00
Concurso Marinha 2019 - Sargentos MúsicosNível: Médio29/04/201940R$ 3.825,00
Marinha Mercante abre concurso para Aquaviários em Itajaí-SCNível: Fundamental20/05/201925
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais