Você que está iniciando seus estudos para um concurso público, sabe como fazer um cronograma fácil e eficaz? Não? Não se preocupe, esse é um problema recorrente no meio do ambiente de estudos. Porém aqui darei algumas dicas simples e que tem muito efeito para seu planejamento.

Bom, antes de tudo é ter em mãos um calendário. Separe os dias que irá estudar e depois continuar a se programar.

Pois bem, antes de tudo, é fundamental separar um local confortável para que você possa se isolar de barulhos externos, assim você estará facilitando o trabalho de concentração. Uma boa alimentação também é importante, claro... e também muito líquido (água, chá, suco...)

Separe o conteúdo programático para estudar. Quais matérias serão estudadas nos dias da semana? Por exemplo: Segunda feira será português e informática, na terça matemática e conhecimento gerais e assim por diante de acordo com suas escolhas. Há muito de emocional em jogo nos estudos. É preciso estar bem consigo mesmo, caso contrário, todo trabalho será colocado em xeque.

Uma dica muito legal é: se você tem 4 horas de estudos por dia, fragmente esses horários. Vamos supor que na segunda será o dia de português e informática. Então, duas horas serão para estudar português. Nessas duas horas é preciso continuar separando o tempo. Uma hora será para leitura de textos e entendimento do conteúdo (conceitual, regras, etc.), 40 minutos para resolução de exercícios e 20 minutos para uma revisão (esse é o segredo de uma boa organização do seu tempo disponível para o português).

Isso te dará uma larga ideia de como proceder com as outras matérias até você decidir o tempo necessário para fazer da forma que achar conveniente. Lembrando que isso é apenas uma dica para alargar seus métodos e pensamentos em como se organizar para estudar.

Outra coisa importante é você dar mais tempo de estudos aos assuntos em que tem maior dificuldade ou maior peso na prova.

É importante, pra não dizer fundamental, ter DEDICAÇÃO e CONCENTRAÇÃO nos estudos. E aí, bora aprovar?