As apostilas em PDF são uma das inovações no mundo dos concursos pela praticidade, objetividade, didática e por estar mais direcionadas ao concurso em específico. Há muitos concurseiros que estão deixando de lado os livros e optando pelo material em PDF, principalmente na reta final de preparação, quando o edital do concurso já está lançado. Iremos tratar nesse artigo alguns assuntos que podem lhe ajudar a estudar e se preparar de forma mais eficiente, utilizando alguns mecanismos dos arquivos em PDF.

Como estudar por PDFs de maneira eficiente?

Um arquivo em PDF pode ser visto em Tablets, Celulares, Kindles, entre outros aparelhos, assim, os estudos clássicos no computador podem ser transferidos para outras plataformas que acabam por facilitar a praticidade nos estudos. Até mesmo para aqueles concurseiros que não possuem tanto tempo disponível para estudar, os PDF podem ser uma "mão na roda", uma vez que com essas plataformas é possível estudar em ônibus, metrô, horário de almoço, etc.

Outra vantagem considerável dos arquivos em PDF é a redução de custos com impressão. Se você possui uma impressora sabe o quão caro acaba sendo os suprimentos ou ainda o custo em xerox nas cafeterias ou lan houses.

Quantas vezes você leu um texto e no final não lembra ou não entende nada do que você leu? Você lê e relê e continua sem entender nada do que foi lido. Bem, isso não é uma coisa que acontece somente com você, principalmente nas primeiras semanas de estudo e/ou de leitura.

Assim, ao menos nas primeiras semanas que você estudar por arquivos em PDF e não entender ou não se recordar do que foi lido, faça uma espécie de resumo, oral ou mental mesmo, e tente explicar a você mesmo o que você leu, os principais pontos do conteúdo ou da matéria e faça isso a cada capitulo ou a cada subtítulo lido. Com o passar do tempo, na medida em que você vai estudando por arquivos em PDF sua leitura melhora, logo, a sua escrita e vocabulário também costumam melhorar. E indiretamente, você acabará fazendo o resumo de "cor" mesmo, resumindo e absorvendo os principais pontos da matéria que foram lidos.

Grife

Outra dica importante, talvez a mais importante das dicas desse artigo é para que você grife e destaque as partes principais dos textos. Tem alguns softwares leitores de PDF, inclusive que são gratuitos, em que você pode grifar os PDF com diferentes cores.

Esse é um mecanismo que pode ser fundamental para os seus estudos. Quanto mais você destacar e diferenciar cada parte por cor, conforme critérios pessoais que fiquem melhor para você, melhor para você render nos seus estudos em PDF.

Ainda, os PDF grifados são uma boa estratégia para reestudo em momento posterior ou até mesmo para revisão, as vésperas da prova. Direta ou indiretamente, as pessoas possuem uma memória visual mais aguçada, assim, grifar o texto ou parte da matéria em PDF com cores distintas poderá lhe auxiliar na hora da prova, a lembrar o conteúdo correlacionado a matérias estudadas, em decorrência da cor grifada.

As diferentes cores contudo não devem ser usadas sem nenhum critério a ponto de tornar o seu material um carnaval visual. Utilize critérios de cores conforme cada matéria ou a cada ponto estudado para as diversas cores não lhe atrapalharem ao invés de lhe ajudar.

Apesar da importância de grifar os arquivos em PDF, lembre-se que deve ser grifado os pontos principais do texto, e não todos os textos em si. Enquanto grifar algumas palavras chaves e frases importantes pode ser bem vantajoso para posteriormente reestudar a matéria ou revisar a mesma, grifar todo o conteúdo pode ser até mesmo ser prejudicial, uma vez que ficará mais tempo revendo a matéria sem se recordar, efetivamente, dos pontos principais.

Insira comentários e anotações

Outro ponto importante é fazer anotações e comentários no seu PDF. Além de destacar e grifar os pontos principais, em cores distintas, é possível ainda fazer anotações e comentários no PDF, de modo que nenhum ponto da matéria passe em branco.

Caso o seu PDF não esteja tão completo, você pode inserir uma anotação complementando o que não havia lido ali no original. Muito útil também é a inserção de comentários. Adicionando comentários você pode ainda fazer algumas referências importantes sobre determinadas partes do seu material. É possível ainda adicionar comentários que costumam ser mais cobrados em provas, inserindo alguns exemplos de questões ou anotações diversas para lhe auxiliar nos seus estudos.