Primeiramente é preciso ter a clareza do que te motiva ao desejo de alcançar uma nomeação. A estabilidade de trabalho, o alavancar profissional, a remuneração financeira, a realização de sonhos, perspectivas e metas de vida ou mesmo um crescimento pessoal. Seja qual for a razão que te leve a dar início à jornada dos concursos, saiba que esses desejos serão como combustível que te farão seguir em frente mesmo diante das adversidades, dos "nãos", dos "quase lá" e são eles a base que sustentarão tudo o que gradualmente for construído.

Você já descobriu o que te move para iniciar os estudos para concurso? O verbo "mover" significa: pôr em movimento, acionar e movimentar. A vontade de alcançar o que você deseja te tira de uma determinada posição e te leva para outra. É nessa transição que a rotina e os hábitos passam por mudanças porque um novo objetivo de vida foi traçado e precisa ser perseguido.  

O desejo de alcançar algo leva a um posicionamento de vida, tomada de decisões, estabelecimento de novas prioridades: Dar importância ao que se decidiu que será importante. Dessa forma, citamos alguns componentes essenciais para uma preparação eficaz, eles devem ser introduzidos na nova rotina:

  1. Tempo e cronograma
  2. Saúde e lazer
  3. Local de estudo
  4. Material e conteúdo

1. Tempo - É fundamental administrar o tempo e instituir um horário de estudo que seja viável para se cumprir. O mais importante não é a quantidade de horas estudadas, mas sim, a qualidade do seu estudo. O conteúdo deve ser absorvido com atenção, a partir do momento que não há mais atenção significa que é hora de realizar uma pausa ou o encerramento do horário de estudo. O tempo de estudo não precisa ser imenso, mas precisa ser produtivo.

Gradativamente treinamos o cérebro a ter atenção por uma quantidade maior de tempo e então o horário de estudo pode ir aumentando. Esse momento de estudar é instituído de acordo com os demais afazeres que você possui no dia-a-dia, faça uma observação e analise quais atividades podem ser feitas em menos tempo e quais não. Exemplo 1: Posso almoçar fora duas vezes por semana, o tempo que gastaria fazendo a comida eu ganho no horário de estudo. Já o horário do trabalho não posso alterar porque é fixo e bato ponto. Exemplo 2: Vou delimitar um tempo necessário para olhar o celular, com minutos que ganharei nessa redução posso dormir mais cedo.

Dessa forma, você pode fazer ajustes na sua rotina reduzindo horas ou mesmo minutos de uma atividade para aumentar em outra que você necessite mais. Uma boa administração do tempo é de suma importância para um bom desempenho nos estudos e pequenos reparos no tempo gasto com as atividades diárias trazem grandes resultados.

2. Saúde - Também é fundamental que haja um equilíbrio de forma que a saúde não seja prejudicada, pois ela é a base para que qualquer atividade seja bem desempenhada. Entendemos como saúde as necessidades vitais do corpo, mente e psique. Aqui aspectos como a qualidade do sono, uma boa alimentação e atividades físicas influenciam nosso fisiológico e o nosso psicológico.

Uma noite mal dormida, o sedentarismo e a má alimentação geram stress, ansiedade, nervosismo, dores de cabeça, fadiga, cansaço, irritabilidade, dentre outros e todos esses sintomas recaem de forma extremamente negativa para quem precisa se concentração ao estudar. Investir nessas áreas da vida é primordial e negligenciá-las não trazem boas consequências. Às vezes você pode pensar: "Vou dormir mais tarde, só um dia"...Porém, um dia que logo viram dois e três e assim maus hábitos são criados e prejuízos na saúde que cedo ou tarde refletem nos estudos, no desempenho, na memória, na cognição, no corpo e nos sentimentos de forma negativa. O corpo precisa estar bem suprido para suportar a carga de esforço dedicado aos estudos.

3. Local - Outro fator importante está na preparação do local de estudo que precisa ser um lugar confortável, que possua uma cadeira e uma mesa adequadas para uma postura correta, um ambiente tranquilo e com boa iluminação. Esse ambiente precisa ser organizado para que o manuseio dos materiais seja de fácil acesso. Exemplo: A utilização de pastas, etiquetas, divisórias, estojos ou suportes com canetas, lápis, apontador, régua, marca-textos, corretivos e outros objetos em bom estado facilitam o manuseio e com isso ganhamos tempo e rendimento de estudo.

4. Conteúdo - Em seguida é necessário reunir os conteúdos e materiais a serem estudados, conteúdos relacionados à prova desejada. Com o conteúdo em mãos montar um planejamento semanal e outro mensal do que será estudado ajuda na organização e fazem com que todo o conteúdo seja estudado e revisto. Existem métodos que facilitam a aprendizagem, como resumos, blocos de anotação, gravar a voz explicando o que entendeu, associação, dentre outros, cada pessoa precisa descobrir com qual se identifica e possui mais facilidade para absorção de conteúdo.

Essas dicas visam promover a eficácia para uma boa iniciação para concursos. Caso não seja possível segui-las como gostaria ao menos saiba o que é mais indicado e busque formas para executá-las em sua rotina.

Munido de motivação, alimentado pelo o que se almeja alcançar e seguindo uma rotina organizada de estudos, no mais é "mãos a obra" rumo à vitória.

Um corredor precisa dar o primeiro passo, percorrer um caminho de acertos e erros, de ajustes e melhorias, ele terá que treinar, fazer e refazer a mesma coisa, se dedicar, se esforçar, se aprimorar, bater os seus recordes, para então tocar a faixa de chegada e vencer. Dê hoje o seu primeiro passo rumo a sua nomeação!