Ser mãe é um dos papeis mais difíceis que existe, pois exige paciência, tempo, cuidado e dedicação. Ser mãe concurseira então, além de exigir tudo isso, pede ainda mais uma dose de concentração, motivação e autocontrole para lidar com o sentimento de culpa e o desgaste emocional e físico.

Nesse artigo reunimos algumas dicas de como conciliar os estudos e a maternidade. A tarefa não é fácil, é verdade, mas lembre que você tem uma motivação a mais que os concorrentes: o sustento e a segurança da família.

Organize a sua rotina


Primeiro, pense em tudo o que geralmente faz durante o dia e durante a semana e tome nota. Anote em um caderno, bloco de notas, celular, etc. Estabeleça um grau de prioridade nos compromisos diários e semanais para não deixar de cumprir com tarefas importantes nem fazer mais do que deveria.

Com isso, faça um cronograma semanal completo, com uma margem de "erro" para possíveis imprevistos. Quem cuida de criança, principalmente para quem é mãe, é mais complicado de organizar uma rotina com 100% de certeza, pois é aquilo: quando menos se espera surge um joelho machucado, uma gripe inesperada, choro e birra em momentos mais aleatórios possíveis que faz com que os estudos sejam interrompidos. Claro que essa responsabilidade não é só da mãe, mas falaremos sobre isso mais adiante.

Algumas ideias para organizar a rotina seriam as seguintes:

1) Organização por horários: Você pode colocar no caderno, planilha, bloco de notas toda a organização da rotina por horários. Por exemplo:

  • 7h às 8h - acordar, fazer/tomar café
  • 8h às 9h - organização da casa (se não não tem outra pessoa com quem possa dividir essa tarefa ou que faça para você)
  • 9hs às 11h - estudar
  • 11h às 12h - almoço, banho, etc
  • 13h às 14h - estudar (...)

Bom, esse é um exemplo de rotina para mães que estão em casa (não trabalham fora ou que tenham rotina de trabalho flexível). Essa é apenas uma ideia, não deve-se necessariamente seguir à risca. Caso trabalhe fora ou em home-office e não tenha uma rotina tão flexível, é uma boa ideia tentar revisar o material de estudos durante o intervalo de almoço, acordar mais cedo se for o caso, adiantar tarefas semanais, etc.

2) Organização por tarefas: Organizar por tarefas consiste basicamente em estabelecer tarefas diárias e semanais que devem ser cumpridas. Por exemplo:

  • Segunda-feira: ajudar na lição de casa, estudar, ir ao médico, fazer a comida/cardapio da semana, trabalhar;
  • Terça-feira: levar o filho ao parque para brincar, organizar a casa, estudar, trabalhar...

Esse cronograma é mais fácil para quem não tem como organizar a rotina por horários, em razão dos imprevistos que podem surgir e atrapalhar nas tarefas. Porém, é necessário ter foco para não deixar os compromissos de lado ou fazer além do necessário. Uma ideia é estabelecer o tempo em cada tarefa. Por exemplo: Hoje é dia de levar o filho para brincar no parquinho pelo tempo de 1h. Estabeleci que vou estudar durante 2h (independente do horário ou 2h seguidas).

Crie um método de estudos


Como você vai estudar? vai estudar cada dia uma disciplina diferente? vai estudar mais de uma matéria por dia? vai estudar por tópicos? vai estudar apenas por questões? vai estabelecer um tempo para cada matéria?

É importante organizar um ciclo que melhor atenda as suas necessidades. Não há uma maneira certa, e sim a que cabe na sua rotina.

Peça ajuda


Você não está sozinha! Procure grupos de apoio de outras concurseiras que estejam em uma situação parecida com a sua. Se tiver companheiro (a), é de suma importância dividir as tarefas, pois quando você for aprovada essa pessoa também se beneficiará, é mais que justo ter esse apoio.

Divida como ficará os cuidados da casa e dos filhos, quem levará para a escola, quem ajudará nas tarefas escolares, quem será responsável pela alimentação, etc. Se for mãe solo, tente procurar apoio dos pais ou/e amigos. Pessoas que estejam dispostas a fornecer uma rede de apoio, nem que seja apenas para desabafar, deixar os filhos em dias de prova, que possa pegar na escola ou levar.

Outro aspecto importante, caso precise, não deixe de procurar auxílio psicológico com bons profissionais que possam auxiliar nesse momento de pressão. Você não precisa estar sozinha e não precisa de comentários negativos que não vão ajudar em nada. Busque ajuda sempre que precisar com pessoas que estejam dispostas a ajudar.

Converse com seus filhos sobre a importância dos estudos


Se seus filhos já têm um pouco mais de idade e consiga explicar a situação a eles, converse sobre a importância dos seus estudos, o que significa estudar para concursos, que você terá melhores oportunidades que vão beneficiá-los futuramente, que é importante eles colaborarem e ajudarem nos momentos em que está estudando.

Seja flexível


Respire fundo e mantenha a calma! Precisa descansar? descanse! Precisa dormir? durma! Precisa chorar? chore! Precisa pausar? Pause! Não desista, cuide de você.

Organize uma rotina que não consuma a sua saúde mental e física. Nem tudo aquilo que vemos na internet sobre pessoas que fizeram coisas impossíveis são reais. Não precisa tornar isso realidade se não for possível encaixar na sua realidade. Fuja de comentários e "conselhos" do tipo: você só passa se estudar 10h líquidas cronometradas, não sair, não se divertir e só viver pro concurso.

Você também tem uma vida, você não é de ferro! Tudo é possível com organização e constância. A sua saúde mental precisa estar em dia para poder manter uma rotina de estudos e conciliar esse projeto na sua vida.

Cuide de você mesma


Novamente, muito importante, é cuidar de você mesma! Estabeleça recompensas depois de um dia completo de estudos, filhos, trabalho e casa. "Terminei por hoje, mereço um lanche, um vinho, uma boa noite de sono, sossego, uma série, um filme". Sim, você merece sim!

Além disso, nosso cérebro trabalha muito melhor quando nos recompensamos e sabemos o nosso valor. Não se diminua e não se compare com outras pessoas, você é você e precisa apenas de você! Entenda o seu valor e seja mais flexível consigo mesma.

Não se culpe


Por isso ter uma rede de apoio e terapia podem ajudar a lidar com os sentimentos de culpa. Pense o seguinte: por que me sinto culpada se não fiz nada de errado? é errado eu tentar mudar a minha vida e dar melhores condições para os meus filhos e a minha família? é errado eu ter uma carreira? Você já deve saber as respostas. Você está dando o seu melhor, você não é egoísta, você quer o melhor para você e para o seus filhos, e você é uma mulher que sabe o que quer, sabe o seu valor e pode ter uma carreira!

Entenda que essa é uma situação temporária, um sacrifício que passa, certo? Boa sorte na jornada.