Veja dicas de estudo para concursos municipais

É uma dúvida bem comum dos candidatos sobre o que deve ser estudado para esse tipo de concurso. Esse artigo vai ajudá-lo a descobrir como se preparar para concursos municipais.

Por Mateus Nunes de Paula

Concursos da esfera municipal possuem certas singularidades no que diz respeito às disciplinas a serem estudadas. Todavia, existem muitas vantagens em direcionar o foco dos estudos para esses certames. É o que vamos ver.

A dúvida de muitos estudantes para estes concursos específicos seria o que exatamente estudar, já que nesse tipo de seleção a legislação é específica e tende a variar um pouco se comparado a estadual e federal . Com isso, a primeira preocupação, nesse caso, seria estudar as leis municipais.

A maioria desses certames vem exigindo basicamente a Lei Orgânica, alguma lei complementar relativa à carreira dos servidores e às vezes algum código tributário municipal, leis ambientais, plano diretor e assim por diante. Ainda, em conjunto com essas leis, quase sempre colocam alguma legislação federal, nacional ou estadual no edital (Constituição Federal, Lei de licitações, lei de acesso à informação, leis orçamentárias).

Como eficientizar seu estudo para concursos municipais

  • Faça resumos das leis específicas do município - Mapa mental;
  • Elabore suas próprias questões de legislação;
  • Domine o restante do conteúdo como faria com qualquer outro concurso;
  • Avalie o perfil da banca organizadora;
  • Observe a bibliografia indicada no edital

Como se preparar para esse tipo de concursoComo se preparar para concursos municipaisMuitas dessas leis municipais são bem parecidas em termos de conteúdo com as de outros municípios. Contudo, isso não é regra, ok? Nem sempre uma será idêntica a outra. Assim, você precisa tomar cuidado com os prazos que muitas vezes mudam conforme a lei.

Veja dicas de estudo para concursos municipais

1. Resumos das leis específicas - Mapa mental

Faça um breve resumo de cada ponto importante das leis da cidade. Uma ótima opção seria fazer mapas mentais, grifar os pontos importantes na própria lei (impressa ou em pdf) ou fazer uma lista dos pontos mais relevantes. Algumas delas podem ser bem extensas e outras mais curtas, portanto não deixe para ler e resumir em cima da hora, coloque essa tarefa dentro do seu cronograma.

2. Elabore suas próprias questões de legislação se não houver

Outro impasse que pode ser encontrado sobre esse assunto é o de que fica mais difícil para encontrar questões para exercitar. Com isso vai uma dica de ouro: elabore você mesmo as questões para treinar. Uma maneira de fazer isso sem tomar muito tempo seria você elaborar questões “certo e errado”. Já fez alguma questão da banca Cespe? Então sabe do que estamos falando; se nunca fez, não se preocupe que é bem simples. Digamos que você transcreva em um documento de texto um trecho da lei (pode estar correta ou não) e coloque em forma de questão e como resultado deve julgar como certa ou errada. Igualzinho ao Cespe ou a própria Quadrix, coloque uma afirmativa, depois quando for resolver as questões, marque do lado C (para certo) ou E (para errado). Deixe o gabarito no final e corrija quando terminar de resolver. Bem simples! Pegou o raciocínio? Claro, isso pode levar um tempinho a mais, mas você estará bem preparado para encarar as questões de legislação.

Muitos professores elaboram aulas sobre as leis específicas; caso queira adquirir por julgar mais fácil de entender, também é uma opção.

3. Domine o restante do conteúdo como faria com qualquer outro concurso

Além disso, não se pode esquecer das outras disciplinas comuns que são exigidas de todos os concursos, facilitando ainda mais para quem quer prestar os municipais e de outros âmbitos ao mesmo tempo. Essas disciplinas seriam: Português (99%), conhecimentos específicos do cargo (procurador ou advogado por exemplo: direito constitucional, direito penal, direito administrativo – pode variar!), informática (tem vezes que não cobram), matemática ou/e raciocínio-lógico (também pode acontecer de não cair), atualidades (do próprio município – nem sempre cai). Muitas vezes podem cobrar informática em conjunto com matemática ou nenhuma das duas (veja os editais anteriores se houver).  Para as questões de atualidades, uma recomendação seria a de ir diretamente no site da Prefeitura (na aba das notícias e histórico da cidade) ler e anotar pontos que julgar mais relevantes.

Obviamente você organizará tudo isso depois de ter selecionado seu material e feito um cronograma. Precisa estar com tudo isso em ordem. 

Existem muitos cursinhos que já têm disponíveis cursos específicos para concursos municipais, é uma opção legal se você tiver como custeá-los.

4. Estude o perfil da banca

Outra coisa que já deve ter percebido é que nesse tipo de certame há uma forte tendência para a escolha de bancas menos conhecidas, o que dificulta um pouco a localização de questões de prova. Algumas bancas disponibilizam em PDF as provas anteriores em seus sites, outras não. Quando disponibilizarem, aproveite para estudar como a banca aborda os assuntos. É bem comum elas possuírem certos padrões nas questões, mas isso você só vai perceber se estudá-la com cuidado.

Recomendado

5. Observe a bibliografia indicada

Há editais que dispõem de bibliografia de apoio, tornando mais fácil de encontrar os tópicos do edital.  É recomendável observá-los, já que muitos autores mencionados possuem uma doutrina diferente dos demais (português, direito e outras específicas). Fique atento a isso!

Assim como todo e qualquer concurso, é preciso manter o foco, se livrar das distrações e estar organizado. Concurso municipal não é bagunça! É necessário estudar bastante e ficar alerta.

Acreditamos que essas orientações tenham sido proveitosas para quem deseja ingressar na carreira pública municipal. Nunca se esqueça de que você está a um passo mais próximo da sua aprovação.

Até mais, concurseiros!

Concursos próximos indicados para você
ConcursoInscrições atéN° VagasSalários até
ACHE SEU CONCURSO
Quer encontrar um concurso público específico?

Nossa busca vai te ajudar a encontrá-lo, basta você preencher alguns campos e pronto.

Buscar concursos
Últimas notícias
Comentários
Minha foto
    Siga nossas redes sociais