O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finaliza nesta semana o pagamento do décimo terceiro salário para 31 milhões de aposentados e pensionistas. A antecipação do abono salarial está sendo paga pelo órgão em conjunto com o benefício referente à folha de pagamento do mês de abril. O calendário da 1ª parcela terá pagamentos até 6 de maio.

Como já é habitual, o INSS libera o pagamento com uma semana de antecedência para a maior parte dos segurados: os 24 milhões de aposentados e pensionistas que recebem benefício de até um salário mínimo. Sete dias depois, na última segunda-feira (2), começaram a receber os segurados cujo benefício tem valor acima de R$ 1.212.

Em andamento desde o dia 25 de abril, o calendário do 13º salário do INSS segue até a próxima sexta-feira, 06 de maio, quando o abono salarial chegará para todos.

Nos próximos dias, nove grupos ainda recebem a primeira parcela do abono salarial, veja quem são:

  • 04 de maio (quarta-feira): depósito do 13º para benefício final 8 (até um salário mínimo);
  • 04 de maio (quarta-feira): depósito do 13º para benefício final 3 e 8 (acima de um salário mínimo);
  • 05 de maio (quinta-feira): depósito do 13º para benefício final 9 (até um salário mínimo);
  • 05 de maio (quinta-feira): depósito do 13º para benefício final 4 e 9 (acima de um salário mínimo);
  • 06 de maio (sexta-feira): depósito do 13º para benefício final 0 (até um salário mínimo);
  • 06 de maio (sexta-feira): depósito do 13º para benefício final 5 e 0 (acima de um salário mínimo);

Neste ano, o INSS informou que dos 36 milhões de aposentados e pensionistas do órgão, cerca de 31 milhões terão direito ao 13º salário antecipado. Podem receber o abono salarial os aposentados e pensionistas que durante o ano receberam benefício do órgão, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio acidente ou auxílio-reclusão.

Para saber o valor do benefício depositado na folha de pagamento de abril o segurado pode fazer a consulta pelo aplicativo ou site Meu INSS. Ao acessar a plataforma é possível verificar o valor do benefício habitual, o valor que o segurado receberá na primeira parcela do abono e a data em que o benefício será depositado.

Não tem direito ao décimo terceiro salário do INSS os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e o benefício Renda Mensal Vitalícia - RMV.