Visando abrandar novos prejuízos econômicos em tempo de alta inflação e fomentar o comérico visando também um possível benefício eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro vai anunciar mais uma vez a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Assim como ocorreu em 2020 e 2021, o governo vai adiantar as duas parcelas do 13º para mais de 30 milhões de segurados do INSS.

Uma medida provisória deve ser assinada hoje por Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, também confirmou a antecipação. "Queremos fazer o pagamento [do 13º do INSS] entre abril e junho na sua totalidade. Seriam dois pagamentos, um entre abril e maio, outro entre maio e junho", disse.

Tem direito ao 13º salário do INSS os brasileiros que nos últimos 12 meses receberam benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

A antecipação do décimo terceiro do INSS já foi utilizada pelo governo nos últimos dois anos como forma de auxiliar financeiramente essa parcela vulnerável da população durante os períodos mais graves da pandemia. Neste ano, sem a antecipação, a 1ª parcela seria depositada em agosto e a 2ª parte do pagamento seria liberada somente em novembro.

A ação de antecipar o pagamento do 13º dos aposentados acabou repercutindo no Congresso, onde foi criado o projeto de lei que determina o pagamento do 14º salário do INSS. A proposta ainda está tramitando nas comissões da Câmara dos Deputados e precisa passar por votação das duas casas, além de receber a sanção do presidente da República para que o pagamento seja liberado.

13º do INSS será pago entre abril e junho

Segundo informações do ministro do Trabalho e da Previdência, a 1ª parcela do 13º salário do INSS deve ser paga entre abril e maio e a 2ª parcela será liberada entre maio e junho. Se a previsão se confirmar, já é possível saber as datas em que os segurados irão receber o décimo terceiro salário antecipado.

Veja abaixo o calendário de depósito de acordo com a folha de pagamento dos próximos meses:

Calendário antecipação do 13º salário do INSS - Para quem recebe UM salário mínimo
Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 02 de maio 01 de junho
7 03 de maio 02 de junho
8 04 de maio 03 de junho
9 05 de maio 06 de junho
0 06 de maio 07 de junho

Calendário antecipação do 13º salário do INSS - Para quem recebe ACIMA de UM salário mínimo
Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 02 de maio 01 de junho
2 e 7 03 de maio 02 de junho
3 e 8 04 de maio 03 de junho
4 e 9 05 de maio 06 de junho
5 e 0 06 de maio 07 de junho

O calendário informado acima é somente uma previsão, baseado no que o governo anunciou até agora. As datas oficiais serão divulgadas em breve, quando da publicação do documento sobre as novas iniciativas do Ministério da Economia no Diário Oficial da União.